Polícia Civil prende três pessoas e recupera veículo

Operação

Polícia Civil prende três pessoas e recupera veículo

Ação da 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas contou com apoio da Draco de Caxias do Sul

Por

Polícia Civil prende três pessoas e recupera veículo

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas, deflagrou a Operação Mal Passado, que resultou na prisão preventiva de três indivíduos suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em estelionatos na compra e venda de veículos pela internet. A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul.

Durante o cumprimento dos mandados, foi recuperada a caminhonete Ford/F250 Larte LXT, cor vermelha. Além disso, os policiais localizaram, no mesmo local, uma van escolar que foi furtada em Sapucaia do Sul pelo mesmo grupo, já adulterada com placas novas.

As investigações apontam que, somente nos meses de julho e agosto, mais de dez vítimas em diferentes cidades do Rio Grande do Sul foram alvo do mesmo grupo criminoso.

O golpe consistia em atrair vendedores por meio de anúncios em plataformas online, como o Facebook Marketplace. Os criminosos se passavam por compradores legítimos, negociavam o valor do veículo e, no momento da entrega, apresentavam um comprovante falso de transferência bancária.

Além disso, os investigados faziam depósitos com envelopes vazios, para que constasse na conta das vítimas a informação de que havia um valor a ser creditado, dando maior credibilidade. Com isso, convenciam a vítima a assinar a transferência no cartório antes de qualquer compensação financeira, saindo com o bem antes que o golpe fosse descoberto.

“A ação rápida foi fundamental para evitar que os veículos fossem revendidos a terceiros de boa-fé ou transferidos de forma fraudulenta. A prisão dos envolvidos e a recuperação imediata dos bens demonstram a importância da integração entre as delegacias e a agilidade nas investigações. Esse tipo de golpe é cada vez mais recorrente e exige atenção redobrada de quem vende veículos pela internet”, disse o delegado César Nogueira.

Acompanhe
nossas
redes sociais