Instabilidade chega à região Sul no final de semana

Clima

Instabilidade chega à região Sul no final de semana

Precipitações ocasionais podem ser registradas no sábado e domingo

Por

Instabilidade chega à região Sul no final de semana
(Foto: Jô Folha)

Após uma semana de tempo seco e frio, o final de semana poderá trazer de volta para a Zona Sul a nebulosidade e a chuva. Poderão ser registrados chuviscos ocasionais no sábado (16) e chuva fraca no começo do domingo (17). Os períodos de chuva podem variar nas cidades da região, mas a intensidade será baixa.

Esta sexta-feira (15) deverá ter predominância de céu parcialmente nublado e máximas entre 14ºC e 15ºC. Não há previsão de chuva e, à noite, as temperaturas caem para a casa dos 9ºC.

A próxima semana deverá iniciar com mais nebulosidade e maior acumulado de chuva esperado, principalmente, para a terça-feira (19). As temperaturas podem ter uma pequena elevação, chegando a máximas em torno de 20ºC.

Temperaturas negativas

De acordo com as medições avaliadas pela MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul completou nesta sexta-feira, 50 dias com registro de temperaturas mínimas abaixo de zero no Estado em 2025. Esse número é elevado pela alta frequência de massas de ar frio.

A temperatura mínima de hoje no Rio Grande do Sul foi observada numa estação meteorológica automática em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros indicaram -0,4ºC. Com essa mínima, o Rio Grande do Sul já soma no ano 50 dias com termômetros indicando temperaturas negativas nos amanheceres. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 dias em junho, 16 dias em julho e 8 dias até agora neste agosto.

A primeira temperatura negativa do ano no território gaúcho ocorreu em 28 de abril com marca de -0,5ºC em Pinheiro Machado.

Acompanhe
nossas
redes sociais