Entre as ações da programação do 12º Dia do Patrimônio, que acontece neste final de semana, a coordenação dos programas de Extensão Maquetaria Digital e Práticas Patrimoniais, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) preparou duas atividades no Centro Histórico. Uma delas será a intervenção artística no gradil do Casarão 6, da praça Coronel Pedro Osório a outra é o Tour guiado: Olhar por Pelotas: A quem pertenço?
No sábado e no domingo, das 10h às 17h, acontecerá a proposta da Maquetaria Digital, quando serão instalados de forma temporária réplicas coloridas de mascarões que foram furtados do Casarão 6. A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, Fernanda Tomiello, coordenadora da Maquetaria Digital, conta que a iniciativa começou há mais de um ano, quando surgiram nos Iphones o sensor LiDar, para escaneamento de materiais tridimensionais.
Segundo Fernanda é sempre um desafio representar, modelar e desenhar os ornamentos arquitetônicos. A arquitetura eclética de Pelotas é pródiga nesse material, em geral, complexo e detalhado. “Pensamos em testar essa tecnologia para gerar modelos tridimensionais desses ornamentos com fidelidade, pensando em uma eventual necessidade de restauração, por exemplo, ou representação digital desses elementos”, conta a professora Fernanda, dessa forma o programa poderia contribuir.
Este trabalho foi chamado de Escanear, compartilhar e reproduzir. A equipe criou uma biblioteca virtual no Sketchfab para catalogar e disponibilizar as imagens gratuitamente. Na sequência, as peças também foram reproduzidas em impressora 3D.
Trabalho exploratório
Entretanto, a qualidade dos modelos não foi aprovada, conta Fernanda. Em um segundo momento, a equipe teve acesso a um scanner profissional disponibilizado por meio de parceria com o curso de Engenharia Elétrica. A partir daí foram gerados modelos muito melhores.
“Não tinha uma demanda oficial, era um trabalho exploratório”, conta Fernanda. Logo a seguir o grupo de pesquisa percebeu que faltavam alguns mascarões dos gradis do Casarão 6. Foi em busca de informações e descobriu, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, que o material tinha sido furtado. Porém ainda ficaram outros exemplares do mesmo ornamento.
“Vimos nisso uma oportunidade de escanear esses elementos e preservar essa volumetria.” Foi quando eles pensaram em chamar a atenção para o que estava acontecendo com esse patrimônio.
Nestes dois dias, a proposta é fazer uma intervenção artística, inserindo temporariamente esses ornamentos refeitos em 3D e colorizados. Ao final do Dia do Patrimônio eles serão retirados. “É uma forma de evidenciar a ausência e ao mesmo tempo tentar sensibilizar a comunidade para a valorização do patrimônio cultural em suas diversas manifestações”, fala a professora Fernanda.
Tour guiado
No sábado, das 10h30min às 11h30min, acontecerá o tour Olhar por Pelotas: A quem pertenço?. A iniciativa do Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, coordenada pela professora Daniele Behling Luckow, vai conduzir pessoas da comunidade em um passeio que começa no Mercado Central e passará pela Prefeitura, Sete de Abril e sede da Secretaria de Cultura.
Os participantes vão receber postais com detalhes desses prédio e serão desafiados a encontrar esses ornamentos. A proposta é chamar a atenção aos detalhes do patrimônio edificado.
Quem descobrir o maior número de ornatos ganhará um brinde, explica Daniele. Nos últimos anos, o Práticas Patrimoniais tem dado materialidade às suas ações. “A pessoa vai fazer um tour procurando a quais desses prédios pertencem esses elementos. É uma forma de fazer uma ação mais interativa”, comenta a professora.
Dia do Patrimônio
O 12º Dia do Patrimônio acontece de sexta-feira a domingo, sob o tema Pelotas me pertence!. Pelo menos 13 prédios históricos estarão abertos à visitação, além de 66 atividades abertas ao público. A edição de 2025 do evento anual promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) envolverá outras secretarias municipais, universidades Católica e Federal e IFSul, além de pessoas da comunidade em geral.