UFPel surge em 8 de agosto de 1969, reunindo instituições de ensino superior de Pelotas

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

UFPel surge em 8 de agosto de 1969, reunindo instituições de ensino superior de Pelotas

Por

Há 56 anos

UFPel surge em 8 de agosto de 1969, reunindo instituições de ensino superior de Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) surgiu a partir da união de diferentes instituições de ensino superior já existentes em Pelotas. Sua criação oficial aconteceu em 8 de agosto de 1969, por meio da Lei nº 8.971, sancionada pelo então presidente Arthur da Costa e Silva.

Professor Gastão Coelho Pureza Duarte, Diretor da Faculdade de Odontologia no período de 1963 a 1971/1975 a 1979. (Foto: Fototeca da UFPel)

Antes de se tornar uma universidade federal, Pelotas já abrigava algumas faculdades isoladas, como: Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (fundada em 1883), sendo a unidade mais antiga da UFPel; Faculdade de Veterinária, Faculdade de Direito, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina e o Instituto de Sociologia e Política.

Década de 1960

Mas a história da entidade, remonta à Universidade Rural do Sul (URS), cujo surgimento, em 1960, resultou de esforços movidos por professores da Escola de Agronomia Eliseu Maciel, que desde 1957 lutavam por sua criação. O decreto que criava a Universidade Rural do Sul, vinculada ao Ministério da Agricultura, era composto pela centenária Escola de Agronomia Eliseu Maciel, Escola Superior de Ciências Domésticas, Escola de Veterinária, Escola de Pós-Graduação e pelo Centro de Treinamento e Informação (Cetreisul), considerado uma unidade acadêmica.

Em 1967, o decreto número 60.731 federaliza a Universidade Rural do Sul, sendo transferida para o Ministério da Educação e Cultura, passando a denominar-se Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (UFRRS), e as unidades passam de cursos a faculdades. Em 1968, foi criada uma comissão composta por professores e acadêmicos, destinada a estudar e propor a reestruturação da universidade.

Essas instituições foram reunidas para formar a UFPel, com o objetivo de fortalecer o ensino superior público e ampliar a produção científica e cultural na região sul do país. Desde então, a UFPel tem crescido e se diversificado, tornando-se um importante polo acadêmico, científico e cultural do Brasil, com forte atuação nas áreas de ciências humanas, agrárias, artes, saúde, tecnologia e educação.

Primeiro reitor

A Universidade Federal de Pelotas teve como primeiro reitor o professor Delfim Mendes Silveira, diretor da Faculdade de Direito, que administrou a Universidade até 1977. Em sua gestão a UFPel expandiu-se, tanto em número de cursos quanto de alunos, estruturando-se como universidade e construindo o seu campus nas instalações da antiga UFRRS, junto à Faculdade de Agronomia.

Prédio da família Eliseu Maciel abrigou a mais antiga unidade (Foto: Reprodução)

Fonte: site da UFPel e Fototeca da UFPel

Há 50 anos

Com posse de presidente, termina a intervenção na Colônia de Pescadores

Terminou oficialmente o período de intervenção na Colônia de Pescadores Z-3, com a posse do novo presidente, Otaviano Assis dos Santos, depois de dois anos sem eleições. Neste período os pescadores não podiam eleger seus dirigentes de forma direta.

Santos, de costas, cumprimenta Amaral (Foto: Reprodução)

Eleito em 15 de junho de 1975, o novo presidente que vivia há 44 anos na Colônia de Pescadores Z/3, declarou aos presentes da solenidade de posse que lutaria “para resolver os problemas que atualmente vêm preocupando a todos”. Na época a Colônia contava com cerca de 600 pescadores.

O interventor Gélio do Amaral, secretário geral da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, disse durante o seu pronunciamento: “Para que todos os objetivos comum, dos homens que vivem da pesca, sejam alcançados, necessário se faz que se esqueçam os problemas passados gestões anteriores e até mesmo os quase dois anos de intervenção”.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 90 anos

Companhia de teatro presta homenagem à Miss Brasil

A Miss Brasil 1930, Yolanda Pereira, foi homenageada com um festival no Theatro Sete de Abril. O evento foi realizado pela Companhia Jayme Costa. O grupo teatral estava em temporada em Pelotas, quando a jovem foi eleita a mais bela do Brasil.

Yolanda ocupou o camarote central do teatro e foi ovacionada quando entrou na casa. Entre as atrações estava a peça em três atos Um homem encantador.

“Velho teatro”

O ator brasileiro Jayme Costa (1897-1967) foi um dos mais importantes da história do teatro nacional. Do chamado “velho teatro”, da comédia de costumes. Lançou quase 200 originais de autores brasileiros e introduziu Luigi Pirandello, Eugene O’Neill e Arthur Miller nos palcos nacionais.

Jayme Costa em temporada no município (Foto: Reprodução)

Costa montou seu próprio negócio e passou a viver de viagens pelas capitais e pelo interior até se instalar, no final dos anos 30, no Teatro Glória, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Fonte: Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais