Pelotas marcará presença no Festival de Cinema de Gramado

premiação

Pelotas marcará presença no Festival de Cinema de Gramado

As exibições do curta O jogo e do longa Passaporte memória e uma ação da Film Commission são apostas para mostrar potencialidades do município para a produção cinematográfica

Por

Pelotas marcará presença no Festival de Cinema de Gramado
Passaporte memória teve mais de 90% das cenas gravadas em Pelotas (Foto: Divulgação)

Pelotas estará representada no 53º Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá de 13 a 23 deste mês, por dois filmes. Além de ter o curta O jogo, de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila, competindo na mostra de Curtas Gaúchos, também terá o longa Passaporte memória, de Décio Antunes, exibindo cenários locais na tela do Palácio dos Festivais. O município ainda será apresentado pelo Film Commission local em um evento no dia 18, que focará em expor as potencialidades da cidade como pólo para produção cinematográfica.

O jogo será exibido na mostra competitiva, dia 17, concorrendo ao 22º Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, realizado junto à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A premiação, que incentiva a produção audiovisual gaúcha, contempla agora 12 categorias, com a inclusão do prêmio para Melhor Figurino. Os vencedores recebem troféus e prêmios em dinheiro.

A obra dos realizadores Alexandre Mattos,que também roteirizou, e Chico Maximila, tem direção de fotografia de Lívia Pasqual, aborda as diferenças e os embates entre as classes sociais mais abastadas e as menos favorecidas na região. O curta foi inteiramente gravado em Pelotas. No elenco estão nomes consagrados do cinema gaúcho, como Glória Andrades e Clemente Viscaíno. O filme também será exibido na TV Assembleia Legislativa no dia 19, na sessão das 22h.

Por sua vez, o longa Passaporte Memória, desenvolvido pelas produtoras Cena das Artes e Atama Filmes, tem direção e roteiro de Décio Antunes. A obra acompanha um emigrante brasileiro que vive em Paris e, após a morte da mãe, retorna à sua cidade natal e se defronta com lembranças da infância durante a ditadura militar no Brasil, repensando sua própria história. É a estreia na direção em longas de Antunes, diretor artístico da Jogo De Cena Companhia Teatral.

“Esse filme tem 95% das cenas gravadas em Pelotas”, comenta Alê Meireles, que fez a direção de produção de Passaporte memória. A obra traz cenas registradas, por exemplo, no Colégio Pelotense, no centro da cidade e na antiga fábrica da Brahma. “É um filme que mexeu com a cidade também, a gente ficou muito feliz quando ele foi selecionado”, comenta Meireles.

Coincidentemente ambas apresentam fotografia em preto e branco. “Talvez por isso eu tenha ficado com essa ideia na memória muito presente”, comenta o diretor e roteirista de O jogo, sobre uma possível influência.

A Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos, realizada pelo evento em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema, integra a programação do Festival de Cinema de Gramado. Ao todo, cinco títulos disputarão o Kikito, assim como premiações em dinheiro, conforme previsto em regulamento: Bicho Monstro, de Germano de Oliveira; Passaporte memória; Quando a Gente Menina Cresce, de Neli Mombelli; Rua do Pescador nº 6, de Bárbara Paz; e Uma em Mil, de Jonatas e Tiago Rubert.

Atriz premiada

Outra satisfação da dupla Meireles e Maximila, 68, é o destaque da atriz de teatro e cinema, dançarina e cantora Gloria Andrades, que este ano será agraciada com o Troféu Sirmar Antunes do 53º Festival de Cinema de Gramado. A premiação, atualmente em sua terceira edição, será entregue, no dia 18, durante a cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas.

Pelotas Film Commission

O Museu do Festival de Cinema de Gramado receberá no dia 18 o evento intitulado Pelotas Film Commission Convida. A ação tem o objetivo de apresentar as potencialidades do município para realizadores da cinematografia nacional e internacional. “Nós vamos mostrar a cidade de Pelotas, no mínimo para a América Latina inteira, porque o Festival tem uma abrangência incrível”, comenta Meireles, que também é diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante o evento será lançado o slogan da Film Commission, Pelotas, uma cidade de cinema. São esperadas a presença de produtores, diretores e empresários, entre outros, para conhecer, por meio de vídeos, por exemplo, diferentes locais (cenários) para a gravação de filmes e a estrutura que o município tem para receber as produções.
“Acho que nunca Pelotas esteve tão forte no setor audiovisual em Gramado”, fala Meireles. Em Pelotas o escritório da Film Commission é formado por diferentes secretarias administrativas da prefeitura, Universidades Católica e Federal e o Ecossistema Audiovisual Região Sul. “Ali a gente discute como podemos apoiar as produções que querem vir para cá”, explica Meireles.

Acompanhe
nossas
redes sociais