A comissão externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul começa nesta semana uma série de visitas ao interior do Estado para levantar informações sobre o tema. Rio Grande e Pelotas serão as primeiras cidades a receber audiências públicas da comissão, que é coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL).
Em Rio Grande, a audiência ocorre amanhã, às 10h, no Salão Nobre da prefeitura. Em Pelotas, a audiência será na sexta-feira, às 18h, na Câmara de Vereadores.
Além das audiências, as agendas nos municípios incluem visitas técnicas a órgãos públicos que compõem a rede de proteção à mulher.
A comissão começou os trabalhos em Porto Alegre e, agora, avança para o interior do RS. “Sabemos que a maior parte dos feminicídios ocorre justamente no interior, onde a estrutura de atendimento à mulher é mais precária ou inexistente. Queremos conhecer a realidade de cada localidade para poder propor políticas públicas assertivas que salvem a vida das mulheres”, explica a deputada.
O grupo foi criado após o feriado de Páscoa deste ano, quando foram registrados 10 feminicídios no Rio Grande do Sul. Além de Melchiona, compõem a comissão as deputadas Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pessôa (PT), Franciane Bayer (Republicanos) e Maria do Rosário (PT).