A prefeitura de Rio Grande confirmou a abertura de dez novos leitos de UTI no Hospital de Cardiologia da Santa Casa. A avaliação da secretária de Saúde Juliana Acosta é de que a medida supre uma necessidade neste período em que o município se encontra em estado de emergência em saúde, por conta do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), lotando hospitais e alas de UTI na cidade. Até as 17h desta sexta-feira, já havia 50% de ocupação dos leitos de UTI temporário e 100% de ocupação nos de suporte ventilatório pulmonar temporário.
Para a secretária, essa medida vai auxiliar Rio Grande a sair da situação de emergência. “Após várias articulações entre a secretaria da Saúde do município, do Estado e o Ministério da Saúde, foi possível a Santa Casa abrir esses novos leitos de UTI para SRAG. Isso vai diminuir o tempo de espera e de internação daqueles pacientes que já estão em observação nas UPAs ou que chegam no pronto-socorro também com um caso agravado de síndrome gripal, de síndrome respiratória aguda grave. A curto e médio prazo, vai nos ajudar a sair da situação de emergência em saúde pública”, avalia a gestora municipal.
Conforme a assessoria da Santa Casa, a instituição havia sido contemplada no final de junho com 20 novos leitos temporários, por meio do programa Inverno Gaúcho com Saúde, promovido pelo governo do Estado.