A Olivas D’Altas está entre as 28 marcas de azeites de oliva extravirgem do Rio Grande do Sul que poderão ostentar o selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS, conferido pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A distinção é concedida aos azeites que atendem aos mais altos padrões de qualidade, e reconhece a excelência da produção gaúcha na safra 2025.
O blend da Olivas D’Altas — composto pelas variedades Koroneiki, Arbequina, Picual e Coratina — foi reconhecido por sua complexidade sensorial, com frutado, amargor e picância equilibrados, características muito apreciadas pelos consumidores e essenciais para um extravirgem de excelência.
Em conversa com o jornalista Fabiano Conte, no programa Acorda Zona Sul, da rádio Pelotense, Eduardo Winckler contou sobre como o projeto nasceu em 2017. “Começamos a ver o crescimento da olivicultura e pensamos no que poderíamos fazer de diferente numa região até então voltada à pecuária”, conta Winckler, um dos idealizadores do empreendimento.
Para receber o selo Produtos Premium RS, o azeite passou por análises físico-químicas e sensoriais, além de comprovar rastreabilidade e envase em território gaúcho. “O selo premia a excelência da qualidade, desde o trabalho no campo até a extração do azeite. É uma chancela que garante ao consumidor que está adquirindo um produto de confiança”, afirma.
Apesar de ainda estar ampliando sua rede de distribuição, a Olivas D’Altas já tem presença em mercados de Pedras Altas, pontos em Hulha Negra e no Restaurante 49. No entanto, a principal forma de comercialização é online, pelo site www.olivasdaltas.com.br.