Estado tem redução em roubo de veículos

criminalidade

Estado tem redução em roubo de veículos

Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais reduziu roubos e furtos no país, segundo Anuário da Segurança Pública

Por

Atualizado sexta-feira,
01 de Agosto de 2025 às 13:05

Estado tem redução em roubo de veículos
Estado indica que ações da Brigada Militar levaram ao resultado (Foto: Jô Folha)

O Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2025 indica que entre os tipos de crimes que mais caíram no Rio Grande do Sul estão o roubo e furto de veículos. Segundo dados do Anuário, o Estado apresentou queda de 28,7% nas ocorrências destes crimes em 2024, a segunda maior redução em todo o Brasil, atrás apenas do Acre (-40,6%), um dos menos populosos do País. Foram 8.916 casos no ano passado contra 12.149 em 2023.

Com isso, o Rio Grande do Sul apresentou a taxa de 107,3 roubos e furtos de veículos por 100 mil habitantes, a terceira menor taxa destes crimes em todo o país. Os gaúchos detêm a quarta maior frota de veículos entre os Estados, segundo o Ministério dos Transportes.

Quedas acentuadas

Com relação aos roubos de veículos, considerados um dos crimes mais traumáticos por envolver contato direto do criminoso, o Rio Grande do Sul registrou queda de 38,2% no número de ocorrências. Foram 2.285 delitos no ano passado contra 3.595 em 2023.

O Rio Grande do Sul também obteve a segunda maior queda de furtos de veículos (-24,7%), com 6.631 casos em 2024 contra 8.554 em 2023. O percentual é quatro vezes maior do que a queda verificada no país (-5,7%). O Anuário também tem destacado o Estado na redução de vários outros tipos de crime.

Soluções

Entre as medidas apontadas pelo governo do Estado como razões para o resultado, estão o trabalho integrado das forças de segurança e de ações preventivas e repressivas, além do aumento sistemático do efetivo, com centenas de novos policiais colocados nas ruas, sempre com foco na proteção do cidadão.

Ações de prevenção e combate à criminalidade do governo do Estado também são rotineiras. Entre elas, está a Operação Desmanche, que é realizada de forma permanente pela Secretaria da Segurança Pública para reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita.

Acompanhe
nossas
redes sociais