A dupla Bra-Pel vai se encontrar novamente na edição 2025 da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), chamada nesta temporada de Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Pelo menos um clássico será disputado na primeira fase. Por sorteio, o duelo ocorrerá no estádio Bento Freitas, ainda sem data. As definições saíram nesta sexta (1º), em congresso técnico na sede da FGF.
Os adversários de Brasil e Pelotas serão Aimoré, Esportivo, São José, Gaúcho de Passo Fundo, São Gabriel, Juventude e Internacional – estes dois últimos clubes vão utilizar as categorias de base. O campeão da Copinha garante vaga na Série D do Brasileirão de 2026, caso já não possua lugar assegurado em uma das quatro divisões nacionais.
A competição vai começar em 17 de setembro e terminar em 14 de dezembro. A primeira fase será disputada em turno único. Os dois primeiros colocados avançam às semifinais. Em uma espécie de repescagem, o terceiro encara o sexto e o quarto pega o quinto, em ida e volta, para definir quem encara os líderes nas semifinais.
Outros formatos de competição foram propostos. Um deles envolvia o turno único de todos contra todos, mas com os quatro melhores indo direto às semifinais. O outro formato apresentado pela FGF envolvia a criação de dois grupos regionalizados na primeira fase.
Dez fichas de “amadores”
Outros formatos de competição foram propostos no congresso. Um deles envolvia o turno único de todos contra todos, mas com os quatro melhores indo direto às semifinais. O outro formato apresentado pela FGF envolvia a criação de dois grupos regionalizados na primeira fase.
Cada clube poderá inscrever até dez jogadores com contrato registrado como amador por partida. Inicialmente o limite seria de cinco, mas o diretor esportivo do Pelotas, Daniel Carvalho, pleiteou o aumento do número. O Lobo pretende usar boa parte do elenco sub-20, que se prepara para a Série A-2 do Estadual da categoria, na Copinha.
No congresso técnico, o Áureo-Cerúleo também foi representado pelo vice-presidente Vinícius Conrad, ao lado de Daniel. Já o Brasil enviou o presidente Vilmar Xavier e o assessor de imprensa e supervisor Augusto Cabral.
Homenagem
A edição 2025 da Copinha homenageia em seu nome o jornalista e professor Ruy Carlos Ostermann, um dos maiores cronistas esportivos da história do Rio Grande do Sul. Ele morreu em 27 de junho, aos 90 anos, em Porto Alegre.