Diretor-presidente da FAIFSul visita Jornal

Projetos

Diretor-presidente da FAIFSul visita Jornal

Atualmente, fundação ligada ao IFSul administra mais de R$ 175 milhões

Por

Atualizado sexta-feira,
01 de Agosto de 2025 às 11:22

Diretor-presidente da FAIFSul visita Jornal
FAIFSul realiza projetos com entidades (Foto: Rita Wicth)

O diretor-presidente da Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul), Osmar Renato Brito Furtado, conheceu a sede do jornal A Hora do Sul e da Rádio Pelotense. Com 61 projetos gerenciados, a instituição é responsável pela administração de mais de R$ 175 milhões.

Entre os projetos de destaque, está o realizado em parceria com a Petrobras, denominado Autonomia e Renda, executado por meio dos Institutos Federais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco.

Conforme Furtado, a maior parte dos projetos administrados pela fundação possui uma interface social. Criada em 1997, a FAIFSul tem como objetivo proporcionar maior flexibilidade às ações de órgãos governamentais. Além dos 14 campi que o IFSul possui no Estado, a fundação mantém parcerias com outras instituições públicas e privadas.

“A FAIFSul tem credibilidade junto ao mercado, assim como nos setores público e privado”, destaca Furtado. Também presente, a coordenadora do Autonomia e Renda na FAIFSul, Isabel Gravato, foi recepcionada juntamente com Furtado pelo diretor-executivo Régis Nogueira e pelo coordenador editorial Jarbas Tomaschewski. Os jornalistas da Satolep Press, Gabriela Mazza e Vinicius Peraça, também participaram da visita.

Educame

Na oportunidade, os representantes do A Hora do Sul apresentaram o projeto Educame aos integrantes da FAIFSul. A iniciativa de educação ambiental, desenvolvida pelo Grupo A Hora, tem como foco promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da prevenção de desastres naturais — especialmente após os eventos climáticos extremos, como as enchentes de 2024.

Segundo Furtado, a fundação de apoio ao IFSul também conta com um projeto voltado ao conserto de eletrodomésticos de pessoas atingidas pelas enchentes, entre outras ações de caráter ambiental.

Acompanhe
nossas
redes sociais