“O turismo se encaixa muito bem com o processo de fabricação dos vinhos”

Abre Aspas

“O turismo se encaixa muito bem com o processo de fabricação dos vinhos”

Izabel Nardello - Engenheira agrônoma e gestora da Vinícola Nardello

Por

“O turismo se encaixa muito bem com o processo de fabricação dos vinhos”
Izabel conta a história da vinícola (Foto: Reprodução)

Localizada no quilômetro 104 da BR-392, em Morro Redondo, a Vinícola Nardello tem se destacado não só na produção de vinhos na região, mas também na atração de turistas para conhecer o seu espaço. A engenheira agrônoma e uma das gestoras da empresa familiar, Izabel Nardello, conta como a vinícola, que está presente no pavilhão da agricultura familiar na 31ª Fenadoce, tem buscado oferecer uma experiência diferente para os clientes.

Como que a Nardello se encaixa e se destaca no cenário da região?

O processo de fabricação de vinhos é de família. Meu pai é natural de Antônio Padro, na Serra Gaúcha, e ele veio para cá e tinha o fazer vinho como hobby. Ao longo dos anos esse hobby passou a ser a profissão de toda família.

A questão do turismo rural tem colaborado muito para o desenvolvimento não só do turismo, mas também das vinícolas [da região sul]. Então já surgiram outras vinícolas também na região. Nossa região é uma região ótima também para produção de videiras. Com certeza a região da Campanha é indiscutível a qualidade das uvas e dos vinhos de lá, mas aqui na nossa região da Serra dos Tapes também tem uvas e vinhos muito bons.

Como está sendo essa nova fase da vinícola, focando também no turismo?

O turismo se encaixa muito bem com o processo de fabricação dos vinhos. […] O turismo nos dá um movimento durante todo o ano na vinícola, dá uma boa visibilidade para nós também e nos dá essa oportunidade de conversar, de ter mais esse contato mais íntimo com o nosso cliente para explicar para ele como é que é feito, explicar um pouco da produção, porque muitos nem sabem exatamente o que é um vinho de mesa de verdade, só sabem que é vinho, mas não sabem que tem vinhos finos, vinhos de mesa. Então essa oportunidade de estar conversando com o cliente sempre é muito boa.

O que a pessoa encontra quando chega na vinícola Nardello?

Hoje nós trabalhamos de duas formas. A primeira é com os turistas do auto-guiado, que são aquelas pessoas que vão com a família para conhecer a vinícola. Nós estamos abertos todos os dias das 10h às 19h, então é um lugar que não tem burocracia. Deu um tempo disponível, dá para ir lá almoçar, fazer um piquenique e aproveitar o ar livre.

Para as excursões a gente tem o passeio guiado, em que é feito um passeio pela propriedade, é oferecido uma degustação pelos produtos coloniais e pelos vinhos. Então trabalhamos dessas duas formas.

Nossa produção a maior parte é vendida lá na vinícola então vai bastante gente lá, vem bastante gente de fora também.

Acompanhe
nossas
redes sociais