Vigilantes de UBS serão treinados para coibir ações criminosas

Criminalidade

Vigilantes de UBS serão treinados para coibir ações criminosas

Constantes arrombamentos têm causado prejuízos às unidades, que serão reforçadas com sistema de segurança

Por

Vigilantes de UBS serão treinados para coibir ações criminosas
Diversas UBSs sofrem com furtos e arrombamentos. (Foto: Divulgação)

Os constantes ataques de criminosos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e até mesmo à sede da Secretaria de Saúde de Pelotas, comprometendo o atendimento à população, resultaram em um encontro entre o diretor de Infraestrutura e Logística da pasta, Luiz Belletti, e o secretário de Segurança, major Márcio Medeiros. Na reunião, ficou definido que a segurança será reforçada nas áreas mais sensíveis e que os vigilantes passarão por capacitação.

Das 52 unidades, Belletti cita os postos de saúde do Obelisco, Porto, Navegantes, Getúlio Vargas, Sítio Floresta e, mais recentemente, o da Salgado Filho, como alvos de criminosos. Ele lamenta que uma cidade com o porte de Pelotas, em termos de segurança, ainda não consiga conter esses crimes contra o patrimônio público. Ainda ontem, Belletti esteve na CEEE Equatorial tentando restabelecer o abastecimento de energia elétrica da UBS Salgado Filho, após uma tentativa de furto de fios. Já o encontro com o secretário de Segurança o deixou mais esperançoso.

O titular da pasta, major Márcio Medeiros, destaca que algumas das imagens enviadas ao diretor se referem a ações antigas e que não houve queima da caixa de luz. “Esses furtos e arrombamentos têm nos incomodado. Mesmo que o número não seja consideravelmente alto, eles continuam ocorrendo”, comenta o major.

Na UBS do Obelisco, onde a estrutura está sendo ampliada, o temor é pela fragilidade dos telhados, que facilitam o acesso dos ladrões. Uma funcionária contou que o prédio original é de laje, e que, quando houve arrombamento, foi justamente pelo único ambiente com forro de fibrocimento, o qual, hoje, já conta com grade de proteção, assim como quase todas as aberturas da unidade. Na unidade, foram levados fogão, botijão de gás e micro-ondas.

Medidas

Entre as providências anunciadas, o secretário adianta que haverá remanejamento de vigilantes e de guardas fixos lotados nas UBSs. O patrulhamento foi intensificado nas áreas que abrigam unidades de saúde e, com apoio do trabalho de inteligência da Secretaria de Segurança e das câmeras de videomonitoramento, a ideia é identificar os possíveis autores. “Ele usa, inclusive, a mesma vestimenta e a mesma mochila”, ressalta o major.

Na quinta e sexta-feira será realizada uma capacitação com os vigilantes e, a partir da próxima semana, será lançada uma operação da Guarda Municipal voltada exclusivamente à proteção do patrimônio público, prédios e bens. “Vamos nos reunir com todas as secretarias para corrigir falhas no sistema de tele alarme”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais