Semana inicia com alertas para temporais em toda a região Sul

Clima

Semana inicia com alertas para temporais em toda a região Sul

Ventos intensos são registrados em Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Canguçu, Santa Vitória do Palmar e Chuí

Por

Atualizado segunda-feira,
28 de Julho de 2025 às 07:51

Semana inicia com alertas para temporais em toda a região Sul
(Foto: Jô Folha)

O último final de semana de julho foi de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Na região Sul, ela chegou com mais força no domingo, 27, e gerou acumulados de chuva superiores a 50 milímetros, apenas neste dia, em Pelotas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas que duram até amanhã. A chuva persistirá sobre a Zona Sul até a chegada de uma massa de ar frio que estabilizará o tempo, mas derruba os termômetros.

Direcionados para a região Sul estão os avisos do Inmet para acumulado de chuva e risco de alagamentos, entre 50 e 100 milímetros, até às 10h desta segunda, e para vendavais com rajadas entre 60 e 100 quilômetros por hora, até às 18h. 

A rota da maior intensidade de ventos na Zona Sul inclui Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Canguçu, Santa Vitória do Palmar e Chuí. O principal fator que ocasiona as fortes rajadas é a formação de um ciclone extratropical. O fenômeno se desenvolveu a partir de um centro de baixa pressão que atuou sobre o Rio Grande do Sul no domingo, trazendo chuva em várias regiões. Ao avançar para o oceano, essa baixa pressão deu origem ao ciclone entre o final do domingo e o começo desta segunda-feira.

O instituto também emitiu dois avisos de perigo potencial para toda a Região Sul do Brasil. O primeiro, até às 10h desta segunda-feira, refere-se à tempestade, com potencial queda de granizo. O segundo aviso é para declínio de temperaturas até terça-feira, 29, com leve risco à saúde e queda entre 3ºC e 5ºC.

Previsão do tempo

A chuva deverá permanecer sobre a região até o começo da tarde desta segunda-feira, com menor intensidade do que o verificado durante a madrugada. Em Pelotas, as máximas não ultrapassam os 13ºC e é esperado um maior declínio das temperaturas ao longo da noite. 

Os ventos permanecem intensos principalmente na Costa Doce, com maior alerta para Rio Grande e São Lourenço do Sul, além de áreas mais próximas da Lagoa dos Patos, principalmente.

A entrada de uma massa de ar frio deixará o tempo estável entre terça e quarta-feira. As temperaturas seguirão amenas e o céu variando de nublado a parcialmente nublado.

Acompanhe
nossas
redes sociais