O vereador Ronaldo Quadrado foi eleito presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pelotas no último domingo. Ele comandará a sigla no município até 2029. Com 464 votos, 54,7% dos votos válidos, Quadrado superou o sindicalista Lucas Cunha, que recebeu 384 votos. Os dois avançaram para o segundo turno após disputar com o vereador Ivan Duarte na primeira etapa.
Com a vitória, Quadrado superou o candidato apoiado pelo prefeito Fernando Marroni (PT) e pelo grupo que está no centro da gestão na prefeitura de Pelotas. Apesar das divergências internas, o presidente diz que o objetivo é fortalecer o governo e ‘puxar’ o governo para a esquerda.
“A direção do partido jamais pode fazer oposição ao próprio governo. Nossa candidatura tinha diferenças com os grupos que são o centro do governo, mas são diferenças na forma de conduzir a política do partido”, afirma Quadrado. “Nós queremos organizar o partido para fortalecer o governo e as políticas públicas que o governo vai desenvolver. Temos total confiança na condução do governo com o Marroni”.
Quadrado avalia que a vitória de uma candidatura que não é apoiada pelo principal núcleo do partido mostra a importância da democracia interna do PT. “Não é apenas a força institucional do governo que tem o poder de decidir”, resume.
“Isso significa que a gente tinha uma construção e um pensamento não só sobre o governo, mas sobre uma série de coisas que o partido tem que fazer, de organizar a base política, ter processos de formação e organizar uma comunicação melhor. Tudo isso foi pautado durante o processo”, afirma Quadrado.
Construção para 2026
Atualmente, o PT na região tem dois deputados estaduais, Halley Lino, de Rio Grande, e Zé Nunes, de São Lourenço do Sul, e o deputado federal Alexandre Lidenmeyer, de Rio Grande. Quadrado diz que a discussão sobre candidaturas locais passa pela conversa com os outros municípios da região, mas defende que o PT apresente candidatos em Pelotas. “Pela importância que tem, Pelotas pode e deve discutir a possibilidade de colocar um nome na disputa”, diz Quadrado.