Há 25 anos
Recital de flauta e piano para homenagear Bach
O salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel recebeu o recital de flauta e piano, em homenagem aos 250 anos da morte do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Os protagonistas do concerto foram o professor de flauta transversal Raul Costa d’Ávila e o jovem pianista Gabriel Victora.

Compositor morreu em 28 de julho, na Alemanha
Na época, Gabriel Victora tinha acabado de retornar dos Estados Unidos, onde concluiu o mestrado em Piano pela Mannes College of Music.
“Para nós é uma experiência muito significativa fazer um recital com obras de Bach, além de difíceis de serem executadas, oferecem muitas possibilidades de interpretação”, disse o professor.
275 anos
Bach morreu em 28 de julho de 1750, aos 65 anos, na Alemanha. Hoje são lembrados os 275 anos do acontecimento.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 90 anos
Chega ao público o catálogo da Quinta Bom Retiro celebrando os 50 anos do estabelecimento
A notícia da distribuição gratuita do catálogo para 1935 da Quinta Bom Retiro foi recebida com alegria pelos fruticultores do Rio Grande do Sul. Para quem conhecia a propriedade de Ambrósio Perret e Cia Ltda. a novidade gerava interesse por apresentar os pomares experimentais daquela Quinta.
O catálogo 1935-1936 da empresa trazia muitas ilustrações, exibindo minuciosamente as diferentes variedades de frutas que eram cultivadas na propriedade. “Trata-se de uma obra esmerada das oficinas da Livraria do Globo, por isso que ela comemora o cinquentenário da Quinta Bom Retiro”, descrevia um artigo na imprensa. Ambrósio Perret foi o fundador deste sítio, no final da década de 80 do século 19. Em 1935, Ambrosio Perret Filho dava continuidade ao trabalho do pai, na época já falecido.

Ambrósio Perret era fruticultor

Propriedade vendia sementes e mudas
Pioneiro na fruticultura
O agricultor Ambrósio Perret foi um dos pioneiros da fruticultura em Pelotas e dos pomares de pêssegos, carro-chefe da propriedade. Ao lado de outro agricultor, Amadeo Gastal, Perret cultivava diferentes espécies de frutas de clima temperado de forma intensiva, em extensões de área, respectivamente, de 150 hectares e 125 hectares.
“Perret foi pioneiro na realização de um trabalho experimental de adaptação de várias qualidades de frutas importadas da Europa, Estados Unidos, Japão e Austrália que resultou em grandes viveiros. Esse estabelecimento vendia sementes, plantas e inclusive exportava enxertos para os países vizinhos”, conforme a tese Pequena Agricultura em Crise- O caso da colônia francesa no Rio Grande do Sul, de Marinês Zandavalli Grando.
Fonte: Diário Popular/BPP
Há 145 anos
Manoel Luís Osorio nasceu em 28 de julho de 1880

Era filho de Fernando Luís Osorio
Em 28 de julho de 1880 nasceu em Pelotas, Manoel Luís Osorio, primeiro filho do casal Ernestina do Carmo Assumpção e Fernando Luís Osorio, filho do general Manuel Luís Osorio. O aniversariante foi um político e professor. Atuou como diretor da Escola de Agronomia e do Gymnasio Pelotense. Também trabalhou na diretoria da Sociedade Agrícola. Também foi eleito para a Assembléia de Representantes, do Estado, e Conselheiro Municipal.
Casou-se em Paris no dia 27 de outubro de 1904 com sua prima (primos em 4º e 5º grau misto) Leonídia Maciel Moreira, nascida na mesma cidade de Pelotas em 12 de janeiro de 1881; neta paterna do Barão de Butuí, José Antônio Moreira e sua esposa Leonídia Angélica Gonçalves; neta materna de Eliseu Antunes Maciel e Leopoldina Amália de Freitas da Rosa.
O casal teve oito filhos. Osório morreu na cidade do Rio de Janeiro, aos 69 anos de idade, em 1º de dezembro de 1949.