Trilhas turístico-pedagógicas instigam aprendizado sobre riquezas naturais

Educame

Trilhas turístico-pedagógicas instigam aprendizado sobre riquezas naturais

Projeto de extensão da Unipampa é direcionado para todas as faixas etárias

Por

Trilhas turístico-pedagógicas instigam aprendizado sobre riquezas naturais
Atividades acontecem desde o ano passado na cidade da Zona Sul.

Com o objetivo de estimular o conhecimento sobre os recursos naturais de Jaguarão, através do turismo, o projeto de extensão universitária da Unipampa chamado “Patrimônios Ambientais – riquezas a serem descobertas” é desenvolvido desde 2023 na cidade. Durante as ações, os participantes são instigados desenvolverem habilidades interpretativas, como observação aguçada, análise crítica e pensamento reflexivo sobre a riqueza da fauna no município e, sobretudo, do Bioma Pampa.

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto, voltadas à educação ambiental, estão as trilhas turístico-pedagógicas. Nesta atividade, que fez parte do roteiro da Semana do Meio Ambiente de Jaguarão, são apresentados aos participantes a história patrimonial do município e suas espécies de árvores características, durante passeios guiados ou realizados de forma autoguiada. No Parque próximo às quadras esportivas e ao Galpão Gastronômico da Orla, há um mapa que pode servir de guia para aqueles que quiserem trilhar os caminhos de forma autônoma. Para quem deseja realizar as trilhas turístico-pedagógicas com mediação/condução, é preciso agendar com a equipe da Unipampa previamente.

As atividades são direcionadas para todas as faixas etárias e conta, atualmente, com 12 membros na equipe executora. A coordenação é da turismóloga, mestre e doutora em Turismo e Hospitalidade, Francielle de Lima. Além dela, há colaboradores externos como biólogos, profissionais em georreferenciamento e intérpretes de libras; e internos da Unipampa, como alunos de graduação voluntários dos cursos de Gestão de Turismo e Letras-Espanhol, uma professora de língua espanhola e um técnico de áudio e vídeo.
Segundo a coordenadora, o projeto objetiva inspirar uma conexão mais profunda entre as pessoas e o ambiente, promovendo uma consciência e uma compreensão que levam a práticas mais sustentáveis e à conservação a longo prazo.

Fases

A primeira edição, desenvolvida em 2023/2024, buscou identificar a árvore símbolo de Jaguarão, registrada pela Lei 5.953/2014 – Anacauíta -, principalmente as presentes em espaços públicos e turísticos. Nos sete espaços que apresentam a árvore, foram instaladas placas interpretativas contendo informações nos idiomas português, espanhol, inglês, libras e no formato de áudio.

Na fase dois da ação, em 2024, a equipe executora entregou, no dia 23 de novembro, aniversário do município de Jaguarão, a 1ª Trilha turístico-pedagógica ambiental da cidade, formatada para o Parque Linear Orla do Rio Jaguarão. Para isso, 15 espécies foram mapeadas no espaço e foram devidamente identificadas.
Neste momento, o projeto está em sua terceira fase, com o mapeamento de mais 17 espécies, na Praça Dr. Hermes Affonso, que receberão as placas interpretativas.

Acompanhe
nossas
redes sociais