A movimentação intensa nos corredores dos pavilhões do Centro de Eventos mostraram que o sábado (26) foi de intensa movimentação na 31ª Fenadoce, neste sábado. Além dos doces e dos diferentes produtos apresentados pelos expositores, as atrações culturais chamaram a atenção das centenas de pessoas que passaram pelo local.
Um desses eventos deixou repleta a Estância Princesa do Sul, desde as primeiras horas da tarde deste sábado, o Rodeio Artístico da 26ª Região Tradicionalista. O evento, que se tornou uma tradição na Feira, prossegue neste domingo (27).
De acordo com o que foi divulgado, devem passar pela competição em torno de 600 participantes, representando os 25 grupos tradicionalistas. Neste primeiro dia, aconteceram apresentações de invernadas juvenil vindas de diversas regiões do sul do estado, como: Rio Grande, Pinheiro Machado, Morro Redondo e Dom Feliciano, além dos CTGs oriundos de Pelotas.

Competidores integram a 26ª Região Tradicionalista
No domingo (27), a partir das 11h, será a vez das categorias pré-mirim, veterana, xiru e adulta que encerrarão as apresentações. Também será o dia em que serão conhecidos os vencedores de cada categoria.
Representando a invernada Raiz da Tradição, do CTG Lila Alves, Marjori Rodrigues, 17 anos, Amanda Zschornack, 16, estavam ansiosas pelo momento de entrarem no tablado. As estudantes são de Pinheiro Machado e vieram com os grupos Juvenil e Adulto deste centro de tradição.
De Pinheiro Machado

Amanda e Marjori, de Pinheiro Machado, estavam confiantes (Fotos Ana Cláudia Dias)
A Raiz da Tradição foi o quarto grupo a se apresentar na tarde de sábado. As dançarinas chegaram ao Centro de Eventos no início da tarde, por volta das 13h, para passar o dia. Apesar delas já terem vindo à Fenadoce em outras oportunidades, as meninas dizem que participar desta competição é também uma oportunidade de visitar a Feira. “Dá pra dançar e curtir um pouco”, fala Amanda.
Sobre a expectativa com a apresentação da invernada, Marjori diz que estava confiante. “Os grupos são muito bons, mas a gente ensaiou bastante para estar aqui, por isso a expectativa é boa”, fala a jovem.