Obras do governo de Joaquim Duval  são destacadas pela imprensa

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Obras do governo de Joaquim Duval são destacadas pela imprensa

Por

Atualizado quinta-feira,
24 de Julho de 2025 às 14:19

Há 75 anos

Obras do governo de Joaquim Duval são destacadas pela imprensa

O jornal A Alvorada destacou algumas das principais obras que a prefeitura, sob administração de Joaquim Duval (1904-1971), fazia em Pelotas. O prefeito, com mandato de 1948 a 1952, foi exaltado por, até julho de 1950, ter se dedicado à realização de calçamentos, abertura de ruas e ajardinamentos.

Entre as obras estava o calçamento da praça Domingos Rodrigues do Porto, estendendo-se até a rua Moreira César, atual Almirante Tamandaré. Naquela época a região era muito populosa e tinha um trânsito intenso devido à movimentação das empresas instaladas naquele bairro.

Calçamento da praça Domingos Rodrigues foi uma das ações (Foto: Divulgação)

Duval também tinha inaugurado as praças de recreio infantil na “vila” Santa Terezinha e Domingos Rodrigues e havia uma outra em construção na “vila” Gastão Duarte. Ainda estava sendo finalizada a obra no arroio Pepino. Também estava em construção o reservatório da rua Andrade Neves esquina Pinto Martins, com capacidade de dois mil litros.

Esse reservatório foi projetado para ser maior que o da praça da Santa Casa, que tinha capacidade de 1,5 mil litros. A obra foi concluída e inaugurada em 1951, por Duval, e continua em funcionamento.

De vereador a deputado federal

Duval encerrou a carreira como deputado federal (Foto: Divulgação)

Joaquim Duval foi eleito vereador por Pelotas em 1935, cargo no qual permaneceu até 1937, quando o Estado Novo fechou todas as casas legislativas do Brasil. Com a redemocratização, foi eleito deputado estadual pelo PSD, para a 37ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No final de 1947, foi eleito prefeito de Pelotas, para a gestão entre os anos de 1948 a 1952. Nas eleições de 1954, conquistou uma vaga como deputado federal, sendo reeleito nas eleições de 1958. Duval encerrou a carreira política após a conclusão do segundo mandato federal.

Fonte: A Avorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; wikipedia.org

 

 

Há 50 anos

Brasil vence na Justiça e garante sede

O Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Alegre, confirmou por unanimidade a sentença que deu ganho de causa ao Grêmio Esportivo Brasil. Na época o clube de futebol lutava pela plena posse do prédio onde funcionava sua sede social, na rua 15 de Novembro, 665.

Prédio da rua 15 era do clube

A direção do time rubro-negro vinha mantendo uma acirrada luta na Justiça comum, com o objetivo de manter intocável seu patrimônio. O prédio permaneceu como sede social do clube até a década de 1980. Atualmente abriga uma loja de vestuário.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 25 anos

Teatro para dar aula de atendimento ao cliente

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, apresentou no Theatro Guarany, em 24 de julho de 2000, o espetáculo Apertem os cintos, o cliente sumiu II – A missão. A proposta era abordar o atendimento ao cliente no comércio.

Espetáculo era do Senac e da CDL

Em cena os atores abordavam conceitos e situações que envolvem o cotidiano dos comerciantes, como o atendimento, a comunicação e a negociação. A peça destacou a relação entre cliente, fornecedor interno e a necessidade do comprometimento de todos os setores da organização para a satisfação do cliente externo.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais