Em reunião com representantes da Azonasul, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, se posicionou de forma favorável aos pedidos para que os municípios de Canguçu e Piratini se tornem referência em média complexidade na área de traumatologia. Da mesma forma, deu sinalização positiva para que Jaguarão e Pinheiro Machado sejam reconhecidos como referência em cardiologia.
onforme o presidente da Azonasul e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), a conquista representa um avanço em relação a uma demanda antiga das comunidades dessas localidades. Também na terça-feira, houve uma reunião com a Santa Casa de Pelotas com o objetivo de ampliar os atendimentos de alta complexidade em traumatologia aos demais municípios da Azonasul.
Antes que os atendimentos possam de fato ser iniciados, os municípios deverão encaminhar um processo contendo informações sobre a infraestrutura disponível, qualificação das equipes e outros requisitos, para avaliação da Secretaria da Saúde. Segundo Madruga, o município de Piratini é o que está com o processo mais adiantado.
Documentação necessária
Os demais municípios ainda estão em fase de alinhamento, com previsão de envio da documentação nas próximas etapas. “Essa é uma demanda de muitos anos. Conseguimos sensibilizar a secretária quanto à importância do pleito para que a demanda fosse finalmente atendida”, afirmou. A expectativa é que as novas habilitações para os hospitais da região Sul contribuam para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas.
Na área da cardiologia, Pinheiro Machado deverá se tornar referência em média complexidade para os municípios que integram a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS): Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Se contemplado, Jaguarão passará a ser referência em cardiologia para os municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS): Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.