Estaleiro Rio Grande prepara mão de obra para construção de navios

Polo Naval

Estaleiro Rio Grande prepara mão de obra para construção de navios

Primeira onda de contratações acontece em agosto e terá requalificação através de parceria entre Senai e Ecovix

Por

Atualizado quinta-feira,
24 de Julho de 2025 às 18:10

Estaleiro Rio Grande prepara mão de obra para construção de navios
Os selecionados nos testes práticos serão divididos em nove turmas para realização de cursos de qualificação. (Foto: Maicon Maciel)

Cerca de 150 trabalhadores serão contratados pela Ecovix nas próximas semanas para atuar nos primeiros serviços para construção de quatro navios Handy no estaleiro Rio Grande. Os selecionados nos testes práticos serão divididos em nove turmas para realização de cursos de qualificação, realizados pelo Senai.

Em entrevista ao programa Debate Regional, da Rádio Pelotense, a diretora-geral do Sesi, Senai e IEL, Susana Kakuta, revelou que a instituição foi procurada pela empresa há cerca de três meses, com o objetivo de construir um cronograma de qualificação voltado às necessidades imediatas do novo ciclo industrial. “A gente começou a desenhar o programa conjunto, especialmente para qualificar e sediar mão de obra local, que eu acho que é um papel importante que a gente pode fazer”, argumenta.

Executado em duas etapas, o plano prevê um processo de triagem e avaliação prática de trabalhadores interessados. A seleção será conduzida pela Ecovix com apoio técnico do Senai, que aplicará testes específicos para identificar profissionais já aptos ou com alto potencial para atuar nas demandas do estaleiro. Na sequência, será realizada uma fase de qualificação intensiva.

Nove turmas devem ser abertas nesta etapa, realizada na unidade do Senai em Rio Grande. As formações serão voltadas para soldagem, caldeireiro, encanador industrial, eletricista industrial, ajustador mecânico, esmerilhador, maçariqueiro e montador de andaime. A expectativa é capacitar cerca de 150 trabalhadores nos primeiros meses.

Para Susana, mesmo os profissionais que se qualificaram na última década – nos primeiros serviços do polo naval rio-grandino – também devem buscar uma atualização em seu currículo devido à mudança nas tecnologias, sobretudo na solda.  A qualificação se justifica também pela fuga de profissionais especializados na região. Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, durante os anos de estagnação do setor, diversos trabalhadores migraram para outros estados ou até para o exterior em busca de oportunidades

Prazos e perspectivas

Com investimento de R$ 1,6 bilhão, as obras do Estaleiro Rio Grande devem ter início ainda no segundo semestre deste ano, empregando, no auge, cerca de 1,2 mil pessoas. A previsão é de que o primeiro navio fique pronto em 2026, com as demais entregas previstas até 2028.

Em paralelo, nesta semana, a Ecovix encerrou seu processo de recuperação judicial, ganhando mais competitividade na busca por novos contratos que possam consolidar sua retomada ao cenário da indústria naval. No próximo mês a empresa participa da licitação para construção de ao menos três navios gaseiros, além de visar a participação na licitação da plataforma P-86.

Acompanhe
nossas
redes sociais