Há 50 anos
Força-tarefa da Marinha brasileira faz visita ao porto de Rio Grande
Chegou ao porto de Rio Grande uma força-tarefa da Marinha de Guerra do Brasil composta por sete navios: contratorpedeiros Mariz e Barros, Espírito Santo, Alagoas, Paraíba, Santa Catarina, Maranhão e Mato Grosso. O atracamento dos primeiros navios, que deveria ocorrer às 9h, aconteceu por volta do meio-dia, devido à intensa cerração que fazia na orla rio-grandina.
O comandante da Capitania dos Portos do Estado, capitão de mar e guerra José Lauria Sobral Morais, foi a bordo do navio capitânia Mariz e Barros dar as boas vindas ao comandante-em-chefe da Esquadra Brasileira, vice-almirante Carlos Auto de Andrade; o comandante da força tarefa contra almirante Arthur Ricardi da Costa e o chefe do Estado Maior da esquadra, contra-almirante Alfredo Rutte Mattos.

Navios fizeram manobras na orla
Quatro dias
Para recepcionar os comandantes, também estava em Rio Grande o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Calvente Aranda. Os navios realizaram manobras de adestramento ao largo da costa brasileira, ficaram atracados no Porto por quatro dias.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 90 anos
Ministério da Agricultura confere atestado de exportador a produtor de Pelotas
O técnico do Ministério da Agricultura, Omilio Soares, em companhia de Henrique C. de Moraes e José Lopes de Souza, da cooperativa de Fruticultores de Pelotas, estava em visita a pomares da região.
Na época os pomares visitados no 3º distrito de Pelotas foram considerados em ótimas condições. A propriedade de José Francisco da Costa foi destacada pelos visitantes. “Esse estabelecimento de fruticultura, pela sua organização, é um dos que mais concorrerão para o desenvolvimento da exportação de laranjas no nosso município”, registraram os representantes da cooperativa.

A propriedade de José Francisco da Costa foi destacada pelo cuidado com o pomar de laranjas de umbigo
50 mil laranjas
O pomar tinha dois mil pés de laranjeiras de umbigo, em plena produção. A expectativa era de uma produção de 50 mil laranjas, tipo exportação. A produção poderia ser maior, se não fossem os danos causados por temporais na época da floração.
A chácara ainda tinha mil viveiros de laranjeiras, além de ameixeiras, pessegueiros, macieiras, pereiras, videiras e outras frutíferas. Ao final da visita técnica, Francisco da Costa recebeu o certificado de exportador de laranjas, do Ministério da Agricultura.
Fonte: Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 25 anos
Obras de Margaret Prates na prefeitura
A extinta Integrasul, através do Departamento de Cultura, realizou na Sala Frederico Trebbi (vestíbulo da Prefeitura) a exposição da artista plástica Margaret Prates. Nesta mostra foram apresentadas 15 obras, em acrílico sobre tela e com técnicas mistas, utilizando elementos como gesso e papel.

Artista trouxe 15 telas
Margaret Prates, natural de Rosário do Sul, tinha no seu currículo exposições em Santa Maria, Porto Alegre, Alegrete e Pelotas. A artista se iniciou nas artes na infância, mas desenvolveu uma carreira na pintura a partir de 1990.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense