O público já pode votar para participar da escolha do trio de baronesas da 32ª Fenadoce. As 12 candidatas que concorrem à corte foram divulgadas pela organização da feira no início da semana e já desfilam pelos corredores do evento para interagir com os visitantes. A votação está aberta no site da Fenadoce até a próxima segunda-feira (28), e, a partir da escolha do público, dez candidatas avançarão para a etapa final do concurso.
Cada uma das candidatas representa uma empresa ou entidade associada à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade realizadora da Fenadoce. Além da votação popular, as concorrentes passarão por uma série de provas ao longo desta semana. Elas serão avaliadas em diversos critérios, como simpatia, conhecimentos sobre a tradição doceira e a história da feira, comunicação interpessoal, criatividade, entre outros requisitos.
A etapa final do concurso será um desfile marcado para o dia 29, às 20h30min, na Praça de Alimentação. Na ocasião, as candidatas vão se apresentar ao público e descobrir quem serão as três próximas baronesas da Fenadoce 2026. Pela primeira vez, a corte será eleita durante a realização da feira. O desfile final contará pontos na nota total, e as três candidatas que obtiverem as maiores pontuações após todas as etapas serão as escolhidas.
A eleição será feita por uma comissão de pessoas convidadas pela organização da 31ª Fenadoce. O conselheiro gestor da CDL, Daniel Centeno, considera que a seleção das baronesas durante o evento é uma forma de aproximar o público das futuras soberanas e proporcionar às candidatas a experiência de representar a Fenadoce antes da representação oficial.
“Para que elas já recebam os nossos visitantes, os nossos turistas, e entendam a importância que a feira tem para a cidade, porque, vivenciando esse concurso dentro da feira, elas vão compreender a grandiosidade da Fenadoce.” Segundo Centeno, apesar da alteração na data de escolha da corte, o ritual de avaliação das habilidades das candidatas segue sendo o mesmo, com o diferencial de acontecer durante o evento.
“Elas estão sendo preparadas dentro da Fenadoce, estão passando por todo o processo que acontece todos os anos. A gente não eliminou nenhuma fase do processo de escolha por ser dentro da feira.” O grande momento que antecede a definição do trio de baronesas — o desfile final das candidatas — será mais um atrativo para mobilizar o público. “É um momento ímpar para nós. É a primeira vez que isso acontece. Eu espero que dure e que, daqui para frente, sempre seja assim”, diz Centeno.
A representatividade carregada pela corte
Conforme o conselheiro gestor da CDL, as baronesas representam, para além da Fenadoce, a cidade de Pelotas, sua cultura e história, bem como a tradição doceira. São as soberanas responsáveis por levar a imagem da feira para eventos e reuniões em todo o país, ao longo de todo o ano de reinado. “Elas representam as nossas raízes, a história de Pelotas, a história do doce, tudo isso está sendo representado por meio da figura delas.”
Quem são as candidatas:
- Andressa Gonçalves Tejada
- Eduarda Alvariza da Silva
- Érika Frank Maciel
- Evelyn de Souza Pereira
- Gabriela Souza Larrosa
- Larissa Pinheiro Amaral Lemes
- Lauren da Rosa Bandeira
- Rafaela e Silva Saraya
- Sarah Chagas Matos dos Santos
- Tana Carolina Moura Medeiros
- Tania Libertad Abreu Cachay
- Yasmin Blank Neves
Votação on-line para a escolha do trio de baronesas fica aberta até a próxima segunda-feira neste link.
Concurso para o nome da Doceira
Outro concurso aberto no site da Fenadoce é para a escolha do nome da Doceira, um dos novos mascotes de dois metros de altura lançados na 31ª edição, que tem encantado o público pela fofura. A Doceira é uma homenagem às mulheres que construíram a história dos doces de Pelotas.
Assim como aconteceu com a Docília, a formiga, a primeira mascote criada para circular pela Fenadoce, o público poderá votar para escolher o nome mais representativo para a Doceira. A votação está aberta até o dia 26 de julho.