A Comunidade Evangélica Picada Moinhos promove, no dia 27 de julho, a tradicional Festa do Colono e do Motorista, na Coxilha do Barão, em São Lourenço do Sul. Com programação artística e cultural variada, concurso da corte e pratos típicos da cultura alemã, o evento deve reunir cerca de cinco mil pessoas.
Considerada uma das festas mais antigas da região Sul, a primeira edição foi realizada em 1958. Conforme explica Catarine Thiel, organizadora do concurso da corte, a festa ocorre na Coxilha do Barão, berço da imigração alemã. “Na comunidade ainda existe a casa onde morou Jacob Rheingantz, fundador da Colônia de São Lourenço, que serviu de moradia aos primeiros 88 imigrantes que chegaram à região em 18 de janeiro de 1858”, relata.
Como o dia 25 de julho marca tanto o Dia do Colono quanto o Dia do Motorista, as comemorações foram unificadas a partir de 1988. O evento é realizado anualmente, sempre no domingo seguinte ao dia 25. Para a rainha do Colono, Pamela Heller, a festividade é uma forma de valorizar a história e as tradições do colono na região.
Entre as iguarias gastronômicas, destaque para o café colonial, a tradicional sopa de galinha alemã e o mocotó preparado com receita local. Na parte musical, bandas típicas de municípios da região animam o público, com baile à noite com as bandas Alma Nova e Indústria do Som.
Para chegar à Coxilha do Barão, é necessário seguir pela RS-265 até a Copar, dobrar à esquerda e seguir por mais quatro quilômetros. Não haverá cobrança de ingresso até as 17h. A realização é da Comunidade Evangélica Picada Moinhos.
Concurso da Corte 2026
Considerado um dos momentos mais esperados da festa, o concurso que escolherá as novas soberanas contará com a participação de 12 candidatas. Elas já foram avaliadas em duas etapas: primeiro, na oratória, em uma apresentação reservada com os jurados, e depois, na passarela, nos quesitos beleza, simpatia e desfile.
A atual corte do evento é composta pela Rainha do Colono, Pamela Heller; pelas princesas Luana Kroll e Helena Schuenemann; pela Rainha do Motorista, Thaize Peter; e pelas princesas Liliane Ziztke e Tainara Kohn.
Os jurados são personalidades ligadas à cultura e à comunidade: a costureira Sandra Hartwig, o fundador do Grupo de Danças Sonnenschein, Amilton Bosenbecker, a coordenadora do Grupo de Danças Bauernkreis, Fernanda Iwen, o comunicador Gustavo Hammes e Jandriele Rutz Hartwig, Rainha do Motorista 2019/2022.
PROGRAMAÇÃO
- 10h – Culto festivo
- 11h – Solenidade de abertura
- 11h30min – Almoço com buffet, churrasco, sopa de galinha e mocotó
- Tarde – Apresentação da Banda Estrela, café colonial, coroação das rainhas e princesas, e exposição de comércio e serviços
- 19h30min – Baile com as bandas Alma Nova e Indústria do Som