Casa de Cultura faz exposição fotográfica na 31ª Fenadoce

memória preservada

Casa de Cultura faz exposição fotográfica na 31ª Fenadoce

Exposição está no Centro de Eventos até o dia 3 de agosto

Por

Casa de Cultura faz exposição fotográfica na 31ª Fenadoce
Entidade é composta por 24 patronos

Integrando a programação da 31ª Fenadoce, a Casa de Cultura de Pelotas apresenta a mostra Patronos: Trajetórias que constroem nossa história. No espaço de exposições do Centro de Eventos, o visitante pode ver fotografias de figuras ilustres da história cultural de Pelotas. A visitação ocorrerá até o dia 3 de agosto, no horário de funcionamento da Fenadoce.

O presidente da Casa de Cultura, Victor Hugo Siqueira, comenta que o propósito de unir a entidade à grande feira do doce pelotense, é manter preservada a memória destes pelotenses, que contribuíram para a formação de uma cultura em Pelotas. “Eles hoje são os patronos da Casa de Cultura”, relembra.

Entidade é composta por 24 patronos

A abertura oficial da exposição ocorreu na tarde de domingo. O evento contou com os embaixadores da cultura pelotense, autoridades da Câmara de Dirigentes Lojistas, vice-prefeita municipal, Daniela Brizolara (PSOL), além de representantes de instituições culturais da cidade e público em geral.

De acordo com Siqueira essa exposição será itinerante, apresentando esses nomes históricos do município para outros públicos. “Cada mês será realizada em um ponto da cidade”, explica.

Entre as figuras destacadas pela exposição estão, por exemplo, o do agropecuarista e industrial coronel Pedro Osório, o da cantora lírica Zola Amaro, a umbandista Dinorá Feijó Leal, o pároco Monsenhor Alfino, a professora Alice Flora Loréa, e miss Izilda Lisboa, entre outros. Todas as fotos são acompanhadas por um currículo do patrono e uma imagem também dos seus respectivos embaixadores.

Nos moldes da ABL

A Casa de Cultura de Pelotas, uma iniciativa da diretoria do Clube Caixeiral, foi fundada em abril de 2023, quando foi assinada a ata de criação da entidade e foi feita a apresentação do estatuto regulador das atividades. A proposta surgiu com o objetivo de fomentar e preservar tanto a cultura local, quanto o legado do centenário Clube.

A Casa de Cultura de Pelotas foi criada com a missão de preservar, valorizar e difundir a herança cultural da cidade, marcada pela força econômica do charque, do arroz e dos doces tradicionais, e pela grandeza de suas expressões artísticas, literárias, arquitetônicas e sociais.

Inspirada pela Academia Brasileira de Letras, a Casa de Cultura de Pelotas adota um funcionamento que une simbolismo e dedicação à causa cultural. Atualmente a entidade possui 24 patronos e 23 embaixadores, responsáveis por representar, em cadeiras fixas, personalidades ilustres já falecidas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município.

Nos próximos anos, a Casa deve chegar a 30 patronos e 30 embaixadores titulares. “Em apenas dois anos de existência, a Casa de Cultura já se tornou um marco na valorização do patrimônio imaterial da cidade, reafirmando seu compromisso com a preservação do legado deixado por gerações passadas e com o fomento contínuo à cultura local”, destaca a direção da entidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais