Queda nas doações ameaça atendimentos da Aapecan

Preocupação

Queda nas doações ameaça atendimentos da Aapecan

Mais de mil usuários ativos podem ser impactados; entidade já demitiu funcionários e prepara campanha emergencial de arrecadação

Por

Queda nas doações ameaça atendimentos da Aapecan
Unidade de Pelotas não interrompeu serviços, mas precisou adotar medidas de economia e redução da folha. (Foto: Jô Folha)

Com queda nas doações desde dezembro, a unidade da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) em Pelotas alerta para o risco de cortes em benefícios oferecidos aos pacientes. Atualmente, mais de mil usuários ativos recebem algum tipo de apoio da instituição, que atende Pelotas e outros 14 municípios da região. A situação financeira, agravada pela dificuldade em manter contato com doadores, já levou à redução de pessoal e cortes operacionais, e pode começar a afetar o atendimento.

A principal dificuldade relatada pela Aapecan está na captação de recursos: trocas constantes de número de telefone por conta de bloqueios por parte do WhatsApp têm dificultado o contato da equipe com a comunidade, inclusive com quem já contribui. Esse cenário, somado à crise econômica, fez com que muitos colaboradores mensais cancelassem ou reduzissem o valor das doações.

“O WhatsApp bloqueia constantemente os números de trabalho do setor”, relata o diretor da entidade em Pelotas, Fabiano Gerbaudo. “Isso gera desconfiança na comunidade em virtude dos inúmeros golpes que acontecem, pois a Aapecan não consegue fidelizar um número que identifique a entidade”.

Diante disso, a redução da equipe de funcionários foi inevitável. Em Pelotas, a unidade já demitiu cinco colaboradores e passou a adotar medidas de contenção de despesas, como economia de água, luz, combustível e limitações nas buscas de doações. A coordenação afirma que, até o momento, nenhum serviço foi suspenso, mas alerta que, caso a situação se mantenha, haverá cortes inevitáveis nos benefícios oferecidos aos usuários.

“Para não deixar de atender ninguém, a opção foi por diminuir o quadro de colaboradores. Outras unidades da Metade Sul (Rio Grande e Bagé) também tiveram corte na equipe de trabalho”, explica Gerbaudo. “Não estamos mais buscando doações, somente em casa de extrema necessidade, priorizando em um único dia e apenas uma saída”.

Atualmente, a Aapecan tem 5.362 usuários cadastrados, de Pelotas e os demais 14 municípios atendidos pela unidade. Destes, 1.068 estão ativos – recebem algum tipo de benefício da associação – e podem ser impactados com a situação.

Campanha de arrecadação

Diante do quadro, uma campanha estadual de arrecadação está sendo preparada, com lançamento previsto para agosto. A ideia é fidelizar antigos doadores e atrair novos contribuintes. “Mais de 90% da nossa receita vem da comunidade. Por isso, cada ligação atendida e cada mensagem lida pode garantir uma alimentação ou um serviço essencial para alguém em tratamento”, afirma a coordenadora do setor de Captação de Recursos, Bruna Sousa.

Doe com segurança

A Aapecan reforça que todas as doações devem ser feitas apenas pelos canais oficiais, com atenção especial aos dados da instituição, para evitar golpes. Em Pelotas, as contribuições podem ser feitas via pix pelo CNPJ 07.280.658/0002-24.

Acompanhe
nossas
redes sociais