Há 50 anos
Em quase toda a região sul a população foi presenteada com um espetáculo cinematográfico: era a neve que caía e cobria ruas e campos. Em Pelotas não foi presenciada, visto que a temperatura, ainda que muito baixa, não permitia o fenômeno. Mas em Pinheiro Machado a população passou a noite de quarta-feira, praticamente brincando nas calçadas

Neve foi fotografada pelos moradores
A neve começou a cair em Pinheiro Machado, às 7h e parou às 19h. A nevasca cobriu as ruas da cidade e atingiu aproximadamente 15 centímetros de altura, mas não chegou a ser tão intensa quanto a última, registrada em 1951. “Caminhava-se uma quadra e ficava-se totalmente branco: cabelos, barba e roupa”, relatou um morador do município.
A nevasca atingiu cerca de um quilômetro de diâmetro, da Serra das Asperezas a Serra dos Veleda, sendo que fora deste perímetro nada foi registrado, além do frio intenso. Os carros, pela manhã, estavam totalmente cobertos de gelo e as crianças, nas ruas, faziam “guerra” de bolas de neve, bonecos de neve eram retirados do chão e carregados para dentro de casa, onde eram conservados dentro da geladeira.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 25 anos
Fluminense celebra aniversário com jogo amistoso contra o Grêmio Esportivo Brasil
A partida amistosa entre Grêmio Esportivo Brasil e Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, foi a grande atração esportiva na noite de 21 de julho de 2000. O encontro futebolístico festivo ocorreu no estádio Bento Freitas.
Celebrando os 98 anos, o Fluminense fez alguns amistosos no sul do país. O Brasil entrou em campo com Ângelo; Pedro Ayub (Carlão), César Alécio, Édson Aranha e Joel Cavalo; Ludo (Salomão), Jefferson Alves (Cleiton) e Cléber; Serginho Brasília (Josias), Badico e Zé Clei (Fabrício Mattos). O treinador era Guilherme Macuglia.
O time de Pelotas abriu o placar com Zé Clei aos 38 minutos do primeiro tempo, o Fluminense empatou com Marco Brito, com 43 minutos do segundo tempo e o zagueiro César Alécio marcou o gol da vitória aos 48 minutos da partida para os cariocas.
O jogo teve a participação do atual comentarista esportivo Roger Flores, na época uma das estrelas do time carioca.
O primeiro confronto entre o Fluminense com times de Pelotas ocorreu em 7 de junho de 1949 e foi contra o Pelotas. A partida foi vencida pelo tricolor pelo placar de 4 a 3. Em 8 de outubro de 1958, foi novamente o áureo-cerúleo, em seu aniversário, que recebeu os cariocas. O aniversariante devolveu o placar e saiu vencedor por 4 a 3.
Far-Pel também
A terceira partida do Fluminense em solo pelotense ocorreu em 6 de fevereiro de 1965. Desta vez a partida foi contra o Brasil. Porém o tricolor venceu pelo placar de 5 a 1. Também em 31 de janeiro de 1976, no estádio da Boca do Lobo, onde os cariocas enfrentaram um selecionado de atletas da dupla Far-Pel.

Cariocas vieram a Pelotas em 1976 (Foto: Reprodução)
Essa seleção com 16 atletas foi convocada por indicação de 11 cronistas esportivos locais. Presentes na partida: os goleiros Walmir e Valdoci. Completaram o time Flávio Correa, Ronaldo Caldeira, Wanderlan, Nabé, Otacílio, Dino, Silvio Soares, Marquinhos, Mortoza, Bino, Huguinho, Adãozinho e Louzada. Como técnicos Ubirajara Torres (Pelotas) e Bento Castelã (Farroupilha). Cada um dos técnicos comandou a equipe por um tempo.
O jogo terminou com a vitória do Fluminense, pelo placar de 3 a 0, com gols de Rivelino, 2 e Carlos Alberto Pintinho, 1. O tricolor carioca vinha da conquista do título estadual de 1975, do Rio de Janeiro, o qual venceria também em 1976.
Fonte: DP/Acervo BPP
Há 90 anos
Sociedade católica realiza festa do seu padroeiro
A Sociedade de São Vicente de Paulo realizou no dia 21 de julho de 1935 a festividade do seu padroeiro. A programação começou dia 18 com tríduo solene em preparação na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas.

Dom Antônio Zattera
No dia 21, às 8h, foi realizada na Matriz da Luz uma missa e comunhão dos Confrades e pobres da Sociedade. Após a missa, aconteceu uma procissão para translação da Imagem do Sagrado Coração de Jesus, a qual foi entronizada na nova Casa São Vicente de Paulo.
À tarde, na Casa de São Vicente de Paulo, ocorreu a entronização do Sagrado Coração de Jesus e benção da Casa pelo bispo Dom Antônio Zattera. Depois foi inaugurado os retratos dos benfeitores, as senhoras Mariquinhas Assumpção e Zina Barcellos da Rocha e o senhor Frederico Carlos Lang.
Fonte: Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense