Pelotas integra concurso nacional de professores a processo seletivo municipal

Educação

Pelotas integra concurso nacional de professores a processo seletivo municipal

Serão preenchidas 47 vagas na educação infantil e ensino fundamental

Por

Pelotas integra concurso nacional de professores a processo seletivo municipal
Fernando Marroni e Nailê Pinto concederam entrevista ao programa Acorda Zona Sul. (Foto: Felipe Neitzke)

Em entrevista ao programa Acorda Zona Sul, da Rádio Pelotense, o prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), e a secretária de Educação, Nailê Pinto, detalharam o processo seletivo de novos professores para a rede municipal de ensino. Os aprovados preencherão 47 vagas e integrarão o cadastro reserva para futuras vacâncias. A seleção ocorrerá de forma integrada à Prova Nacional Docente (PND), promovida pelo governo federal.

O chefe do executivo destacou a importância para Pelotas da prova como pré-seleção, do ponto de vista econômico. “O último concurso foi feito em 2019 e custou 600 mil aos cofres municipais. Então, esta prova nacional docente nos alivia um pouco deste gasto, porque é um gasto que todas as prefeituras vão fazer […] e há uma possibilidade daquele concursado ingressar em Pelotas e outras cidades, isso facilita o acesso dos professores”, disse.

O quadro atual do magistério pelotense é insuficiente, na análise da secretária de Educação. A contratação emergencial é utilizada como um dos dispositivos legais para a diminuição no déficit de professores da rede pública. No entanto, ainda é insuficiente dada a demanda com vacâncias de cargos por aposentadoria e exoneração. “É um compromisso do governo fazer concursos. Nós apontamos como primeira necessidade as 47 vagas, mas vamos ter um cadastro reserva, de modo que possamos atender na medida em que as vacâncias forem acontecendo”, afirmou Nailê.

Pelotas conta com 94 escolas municipais, sendo 61 de ensino fundamental e 33 de educação infantil. Atualmente, são atendidos cerca de 28 mil alunos.

Etapas

A realização da Prova Nacional Docente é a primeira etapa do processo seletivo de professores para Pelotas. Os interessados deverão realizar a inscrição, através do site próprio da PND, até o próximo dia 25 de julho. A taxa é de R$ 85 para todos os cargos e deve ser paga até dia 31, tendo possibilidade pedido de isenção do valor.

A prova, que avaliará os conhecimentos gerais e específicos dos docentes, será aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal no dia 26 de outubro, das 13h30min às 19h. Os locais serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição, divulgado no site da PND. Os resultados serão divulgados no dia 10 de dezembro.

A segunda etapa do concurso para professores de Pelotas, será a análise de títulos. O edital específico para essa etapa ainda está sendo elaborado pelo Município e será divulgado.

Podem participar professores de todas as áreas do conhecimento, exceto de teatro e dança que não estão contemplados no edital da Prova Nacional Docente. “Estes terão um edital específico, que nós já estamos organizando”, afirmou a secretária de Educação à rádio Pelotense. O município também está procurando uma instituição para realizar o concurso específico para professores de ensino religioso.

Acompanhe
nossas
redes sociais