Há 45 anos
A Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul), órgão vinculado ao Ministério do Interior, em 1980, divulgou em julho daquele ano a aquisição de fração de terra de Ronaldo Tortelli, em Arroio Grande, para a passagem da estrada de acesso à barragem do Chasqueiro. A compra custou aos cofres públicos o valor de pouco mais de 1,4 milhão de cruzeiros.
O ato público foi realizado no dia 11 de julho, às 16h, em Pelotas, no 2º Tabelionato, de Nei Amaral Lamas, onde foi firmada a documentação de compra e venda. Estava previsto que a estrada teria três quilômetros de extensão. Naquela data as obras estavam em andamento e deveriam ser concluídas até o final de agosto. A construção da barragem estava prevista para começar em setembro.

Ministério do Interior fez trataivas para construir barragem (Foto: Divulgação)
Na história
Constituída a 14 de agosto de 1990, a Cooperativa dos Proprietários do Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro Ltda. (Coodic), filiada à Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS), tem por objetivo promover a administração das atividades de operação, distribuição e manutenção do distrito de irrigação do Chasqueiro.
A partir de 10 de setembro de 1991, com a extinção da Sudesul, a Coodic firmou convênio com a SDR/PR, assumindo a responsabilidade pela Administração, Operação e Manutenção do Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro.
Com a extinção da SDR/PR, o acervo da extinta Sudesul ficou com o Ministério da Integração Regional, sendo transferido posteriormente, através do Decreto número 1148, de 26 de maio de 1994 para a Universidade Federal de Pelotas. A Coodic possui hoje em seus quadros 96 associados, todos proprietários de áreas localizadas no Distrito de Irrigação, e um quadro de quinze funcionários.
Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 100 anos
Em cerimônia é lançada a pedra fundamental do Grande Hotel
Em cerimônia prestigiada por autoridades do município de Pelotas, foi lançada a pedra fundamental do empreendimento Grande Hotel, na antiga praça da República, atual Coronel Pedro Osório. O ato festivo também contou com a presença de populares. O pesquisador Fernando Luís Osorio foi o orador do evento.

Projeto de Theophilo Borges foi inaugurado em 1928 (Foto: Divulgação)
Foi o intendente, Augusto Simões Lopes, quem lançou a primeira pá de argamassa na obra. Além das autoridades, os operários Celestino Santos e Jacyntho Pires fizeram o mesmo gesto simbólico. O ato contou com a música da banda municipal. O arquiteto Theophilo Borges recebeu os cumprimentos de todos.
Para saber
Grande Hotel foi inaugurado em 1928. A proposta inicial de um hotel moderno para a cidade é atribuída, ao então intendente, Pedro Luis Osório (1920-1924), em 1922. Com esta finalidade, foi organizada a Cia. Incorporadora Grande Hotel.
Em 1924 foi lançado um concurso público para a escolha do projeto a ser edificado e quem venceu foi Theófilo de Barros.
Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 27 anos
Prédio da Cicasul sedia 6ª Fenadoce até agosto
A 6ª Fenadoce viveu o seu segundo dia em 17 de julho de 1998, oferecendo programação cultural e, claro, os tradicionais doces de Pelotas. A Feira Nacional do Doce foi realizada entre 16 de julho e 2 de agosto e naquele ano o prédio da antiga fábrica de Conservas Alimentícias Cicacul foi a sede do grande evento.
Em 1998, o empresário Edson Nobre presidiu a Fenadoce e o evento foi representado pela Rainha, Denise Ficher, e pelas princesas, Caroline Schneid e Bibiana Agendes. A corte foi completada com as Doçurinhas: Clarissa Pereira Garcia, Luana de Lima Ferreira e Cíntia Pereira Patrocínio.
O evento daquele ano contou com o apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, prefeitura de Pelotas, Embratur e Sebrae/RS, entre outras entidades e instituições. A realização foi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), que desde a 4ª edição, em 1995, tomou para si essa responsabilidade da execução da Feira. As primeiras edições, de 1986, 1988 e 1990, foram realizadas pela prefeitura de Pelotas.
Fonte: site Fenadoce; roteiro Formas de preservar a memória da Fenadoce/PucRS