A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas iniciou as atividades do seu novo Pronto Atendimento, voltado exclusivamente para serviços de assistência particulares e por convênios. O atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e busca suprir uma lacuna na rede privada de saúde da região.
“Hoje há poucos prontos-atendimentos disponíveis para convênio e particular. A nossa proposta é atender essa demanda com uma das melhores estruturas da cidade”, explica Sebastião Kae, diretor financeiro da Santa Casa. Ele destaca que o espaço oferece atendimento humanizado com clínicos gerais e conta com o apoio da estrutura hospitalar para realização de exames laboratoriais e de imagem.
Kae destaca ainda que o novo espaço faz parte de um projeto mais amplo de modernização do hospital, e cita o projeto Adote um Leito. “Hoje a gente já tem uma boa gama de leitos reformados por pessoas e empresas”, salienta.
O diretor técnico do novo serviço, Rafael Almeida, explica que o atendimento é voltado ao público adulto. Quanto à capacidade, ele reforça que a estrutura pode se adaptar à demanda: “Temos uma capacidade de atendimento instalada e que pode ser aumentada conforme a demanda. Estamos no segundo dia de atendimento.”
Sobre possíveis ampliações, Almeida diz que a ideia é avaliar com o tempo: “Vamos analisar com o tempo. Por ora, iniciamos com o público adulto.” Ele também destaca a vantagem de contar com o suporte total da Santa Casa. “Toda a estrutura do hospital dará suporte ao Pronto Atendimento. Centro de imagem, UTI, UCTI, laboratório, internação, hemodinâmica.”