Os vereadores de Pelotas aprovaram nesta quarta-feira o projeto do governo Fernando Marroni (PT) que autoriza a prorrogação por mais 60 dias dos contratos emergenciais em vigor de condutores, médicos, rádio-operadores e telefonistas do Samu. A central de Pelotas concentra os chamados de 11 municípios da região
O projeto foi enviado pelo governo na segunda-feira (14) e, antes de ser enviado à sanção pelo prefeito Fernando Marroni, precisa ser votado em redação final ainda nesta quarta-feira (16) – na segunda sessão ordinária da Câmara – último dia antes do recesso parlamentar.
A prorrogação dos contratos foi a alternativa encontrada pelo governo para evitar a crise no atendimento do Samu. Anteriormente, havia o risco de os atuais profissionais serem substituídos por trabalhadores sem experiência em funções fundamentais para o funcionamento do serviço. Agora, caso a prorrogação seja aprovada pelos vereadores, a administração terá o tempo hábil para realizar um novo processo seletivo para suprir as vagas.
O impasse no Samu surgiu após os vereadores terem aprovado no dia 4 de julho o projeto que autoriza a gestão a manter os contratos emergenciais. Com a maioria dos contratos encerrando entre os dias 17 e 19 de julho, não haveria tempo hábil para a realização de um processo seletivo do zero.