Pelotas está sob influência de nevoeiros há mais de dez dias

Clima

Pelotas está sob influência de nevoeiros há mais de dez dias

Saiba como são formados e quais as perspectivas para os próximos dias na região

Por

Pelotas está sob influência de nevoeiros há mais de dez dias
O nevoeiro se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d'água. (Foto: Jô Folha)

Tornou-se rotina para Pelotas, nos últimos dez dias, iniciar e encerrar o dia com nevoeiro. A condição climática está relacionada com a alta umidade do ar, que já é característica da região durante o inverno. Nos últimos dias, diversas cidades da região amanheceram sob influência de um forte nevoeiro que demorou a se dissipar.

Chamado também de cerração, o nevoeiro se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d’água. Para que isso ocorra, é necessário que o ambiente esteja muito úmido, com grande quantidade de gotículas de água suspensas no ar.

De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, a atuação de uma massa de ar frio com temperaturas menores do que é considerado normal para a época do ano, sobre a cidade de Pelotas desde o dia 3 de julho, faz com que a perda radiativa durante a noite sature o ar, que é o resfriamento do ar até atingir a temperatura de ponto de orvalho. O vapor de água condensa-se em pequenas gotas de água, formando o nevoeiro. Ao longo do dia, esse nevoeiro se dissipa com o aquecimento, e tende a retornar à superfície a partir da noite.

No entanto, os meteorologistas explicam que, desde o final de semana, uma inversão térmica faz com que a nebulosidade não se dissipe para cima, causando um efeito que pode ser comparado com uma tampa, mantendo a presença do fenômeno na região.

Quando o sol reaparecerá?

São esperados curtos períodos com abertura para sol nesta terça (15) e quarta-feira (16) na região Sul e Costa Doce. No entanto, com a entrada de uma frente fria na noite de quarta, que traz chuva, a nebulosidade deverá se manter até a tarde de sexta-feira (18), quando teremos tendência a um período de dias com céu claro a poucas nuvens. O CPPMet alerta que este último indicativo ainda precisará ser atualizado, tendo em vista a distância da previsão do tempo.

As temperaturas devem variar entre 12ºC e 17ºC em toda a região nesta terça, com retorno do nevoeiro intenso no final do dia. Na quarta, há tendência de um maior aquecimento e amplitude térmica, com os termômetros marcando entre 12ºC e 21ºC na Zona Sul.

Próximos dias

De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, na madrugada e na manhã de quarta, há condições para formação de nevoeiro nas regiões Sul, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales e Centro. Ao longo do dia, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, associado ao avanço de uma frente fria, provoca chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas e eventual queda de granizo no Oeste, Missões, Campanha, Costa Doce, Sul, Litoral Médio, e partes do Noroeste e Centro. Os acumulados podem variar entre 5 e 30 mm por dia.

A tendência é que, na quinta-feira (17), o avanço da frente fria e a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, favoreça a ocorrência de chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas que atingirão a Zona Sul e o Litoral gaúcho com acumulados entre 5 e 20 mm por dia. As rajadas de vento podem atingir os 80 quilômetros por hora.

Acompanhe
nossas
redes sociais