Bombeiros continuam atendimento a incêndio em silo em Arroio Grande

Fogo

Bombeiros continuam atendimento a incêndio em silo em Arroio Grande

Não há previsão de encerramentos dos trabalhos no local; ninguém ficou ferido

Por

Atualizado segunda-feira,
14 de Julho de 2025 às 15:57

Bombeiros continuam atendimento a incêndio em silo em Arroio Grande
Equipamento pegou fogo na sexta-feira (11). (Foto: Divulgação)

Desde a sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros atua para controlar as chamas que consumiram um silo de uma empresa de grãos, que fica às margens da BR-116, em Arroio Grande. A estrutura ainda corre risco de desabar, mas está sendo monitorada pelas equipes de Jaguarão, e não há registro de feridos.

As equipes do Corpo de Bombeiros de Jaguarão trabalham na retirada de grãos para o resfriamento e controle total das chamas. Por conta da quantidade de material e a magnitude do incêndio, a ação pode levar dias para ser encerrada.

Com relação à possibilidade de colapso da estrutura, o subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, Capitão Gomes, afirma que ainda há risco, mas que as ações estão direcionadas para que isso não ocorra. Desde a sexta-feira, são 20 bombeiros em atendimento à essa ocorrência.

Possível causa

O laudo com as informações sobre o que pode ter causado o incêndio de grandes proporções ainda não foi concluído. A probabilidade é de que as chamas possam ter iniciado em um processo de combustão do material armazenado, que eram grãos de soja. “Provavelmente, os gases produzidos pela soja, quando entraram em contato com oxigênio após a abertura das janelas do local, gerou a combustão”, afirma o subcomandante.

Um incêndio por combustão ocorre quando materiais inflamáveis entram em contato com uma fonte de calor e reagem com o oxigênio. Essa reação em cadeia pode se espalhar, causando um incêndio.

O combate a sinistros deste tipo envolve a remoção de um ou mais elementos que, juntos, causaram o fogo, seja por resfriamento (remoção do calor), abafamento (remoção do comburente) ou isolamento (remoção do combustível). No caso do silo próximo a Arroio Grande, o combustível está sendo removido, que eram os grãos de soja.

Fumaça

Ainda no sábado (12), o Corpo de Bombeiros havia alertado para a chegada da fumaça do incêndio a Arroio Grande e a possibilidade de causar danos à saúde da população. No entanto, com o controle das chamas, o perigo foi reduzido.

Incêndio em residências de Arroio Grande

Por volta do meio-dia de segunda-feira (14), outro incêndio precisou ser combatido pela equipe de bombeiros no centro de Arroio Grande. O fogo consumiu uma residência e atingiu o forro da casa vizinha. As causas do sinistro ainda são desconhecidas e não houve registro de feridos.

Atuaram no atendimento desta ocorrência as equipes de Arroio Grande e também parte do efetivo de Jaguarão, que trabalha no controle das chamas no silo às margens da BR-116

Acompanhe
nossas
redes sociais