Começaram nesta semana, as obras do novo Complexo de Saúde de Jaguarão, que será instalado no antigo prédio onde funcionavam a antiga garagem da prefeitura – na esquina das ruas 20 de Setembro e General Osório – em frente à Orla do Rio Jaguarão. A Ordem de Início da obra foi oficializada na manhã de segunda-feira pelo prefeito Rogério Cruz (MDB).
Com investimento total de R$ 2.3 milhões e prazo de conclusão estipulado em 18 meses, a obra será executada pela empresa Criare, de Pelotas. A arquiteta Bruna e o encarregado Wilson Moreira representaram a empresa no ato. Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Luiz Barreto, a arquiteta Letícia Fernandes e o engenheiro André Timm.
O novo Complexo da Saúde vai reunir, em um único espaço moderno, funcional e acessível, os principais serviços da saúde municipal, atualmente dispersos em diferentes imóveis. O prédio abrigará a Secretaria Municipal de Saúde (com setores como regulação, imunização e atendimento ao público), a Farmácia Municipal, a Vigilância Sanitária, o Almoxarifado e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Renato Soares. A Liga Feminina de Combate ao Câncer também será integrada ao local.
Para o prefeito, além de ampliar e qualificar o atendimento à população, o projeto simboliza o respeito à história e ao patrimônio cultural de Jaguarão. “Vamos restaurar um prédio histórico e dar a ele uma nova função, que vai beneficiar toda a comunidade. Além disso, com a centralização dos serviços, eliminaremos despesas com locação e manutenção de prédios de terceiros”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo prefeito é o impacto urbanístico e turístico da obra. “Esse projeto embelezará mais ainda a nossa orla, valorizando-a para nossa gente e para o turismo”, declarou.
Após o ato oficial, os técnicos da prefeitura e Barreto realizaram uma vistoria técnica no local, analisando as condições estruturais do prédio e definindo os primeiros passos da execução. A expectativa é de que os trabalhos se intensifiquem nos próximos dias.