Entrevistados defendem maior divulgação dos potenciais de Pelotas para atrair investimentos

Rádio pelotense

Entrevistados defendem maior divulgação dos potenciais de Pelotas para atrair investimentos

Primeiro Pensar Negócios Debate abordou desafios e diferenciais do empreendedorismo na região

Por

Entrevistados defendem maior divulgação dos potenciais de Pelotas para atrair investimentos
Foto: Jô Folha

Nesta manhã, a rádio Pelotense contou com a estreia de mais um programa nesta retomada: o Pensar Negócios Debate. Apresentado por Régis Nogueira e Deilon Cândido, o espaço expande a proposta do painel de mesmo nome, promovido pelo A Hora do Sul, utilizando a rádio para aprofundar discussões acerca do desenvolvimento empresarial em Pelotas e na região Sul. Em sua primeira edição, os convidados falaram sobre os desafios e oportunidades de negócios na Zona Sul.

Os entrevistados foram o presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Fabrício Cagol, o empreendedor e fundador da Yller Biomateriais, Fabrício Ogliari, e a gestora de projetos de Turismo do Sebrae RS, Jussara Argoud. Em suas falas, elencaram o que Pelotas e a região Sul têm como potenciais a serem explorados e quais os entraves que as entidades e empreendedores, dos mais diversos setores e escalas, enfrentam para fazer seus negócios prosperarem.

Além disso, os convidados debateram possíveis caminhos para que a Zona Sul atraia investimentos cada vez mais interessantes ao mercado local e nacional. Entre eles, foi apontada a falta de um marketing interno e externo de Pelotas e da região, divulgando o que há de próspero e o que é destaque para que mais empresas conheçam e tenham interesse de investir por aqui, bem como a própria população se apropriar dos potenciais de onde vivem.

O fundador da Yller Biomateriais destacou que Pelotas se desenvolveu bastante em 20 anos, mas poderia ter crescido ainda mais em diversos setores. Entre os fatores, ele mencionou a dificuldade de quem é de fora conhecer a cidade. “Falta endomarketing e investimento na forma como Pelotas se vende para fora. Além daqui, em outros lugares, a gente ouve pouco de Pelotas”, disse Ogliari.

Representação

Ao defender que a comunidade local precisa conhecer, não somente os problemas, mas também a parte boa da região para vender, o presidente da ACP destacou a necessidade de uma maior representação no Estado e no Brasil, que seja para além da política. “Nós precisamos ter um escritório de representação, com gestores locais, efetivamente vendendo Pelotas, mostrando as oportunidades daqui para atrair investimento. Essa pouca representação estadual e federal dificulta a vinda de investimentos. Precisamos de pessoas qualificadas divulgando a Zona Sul”, afirmou Fabrício Cagol.

Potencial turístico

A gestora de projetos de Turismo do Sebrae RS também reforçou a necessidade de ações para valorização do que a região tem, a partir dos próprios habitantes e gestores de negócios. “Como que ela vai valorizar aquilo que não conhece? Nossa comunidade precisa conhecer mais o que tem para falar bem, atrair pessoas que podem vir para cá e que consumam nossos produtos e serviços”, disse Jussara.
Ela também reafirmou o potencial turístico que toda a região tem e que há caminhos a serem percorridos pelo poder público e entidades para que se torne um polo de investimentos. “Falta união da região para melhoria da infraestrutura das cidades, falta as entidades estarem mais juntas. A comunicação poderia ser melhor se a gente trabalhasse mais junto”, destacou.

Pensar Negócios Debate

O programa oferece uma visão estratégica sobre economia, negócios, empreendedorismo e desenvolvimento regional, por meio de entrevistas e debates qualificados. Sua veiculação pela rádio Pelotense é todos os sábados, das 8h às 10h, e ele pode ser acompanhado pelo dial 99.5 FM, pelo Youtube da Tv A Hora do Sul ou pelo aplicativo da Pelotense, disponível para smartphones nos sistemas iOS e Android.

Acompanhe
nossas
redes sociais