Em reta final de preparação para o jogo contra o São José, às 18h do domingo (13), o técnico Emerson Cris precisará encontrar soluções para escalar o Brasil após as saídas de João Torres, Bryan Gabriel, Everton Sena, Alison Mira e Alexiel, além das suspensões de Iago Motta, Giovani Alvisi e João Libânia.
Com as várias baixas, o Xavante terá uma equipe titular descaracterizada em Porto Alegre em relação aos outros duelos da Série D.
O único setor sem preocupação para Cris é no gol. Gabriel Oliveira chegou a receber sondagem do Ypiranga, mas segue como o camisa 1 e o jogador mais querido do torcedor rubro-negro no momento.
A lateral-direita talvez seja o setor com mais opções para o treinador do Brasil. Murillo Lima voltou a ser relacionado na partida contra o São Luiz, mas não saiu do banco. Yuri vem sendo titular desde a sétima rodada. Digão é outro nome do elenco da posição. Ele entrou no segundo tempo nos últimos cinco jogos.
Na esquerda, Matheus Nunes e Matheus Rosa são os únicos disponíveis do setor, mas o segundo sequer estreou, sendo relacionado em apenas duas partidas. Zagueiro de origem, Felipe Camargo iniciou a competição improvisado na lateral, mas voltou a atuar na zaga com a lesão de Everton Sena e não saiu mais.
Dois zagueiros disponíveis
As lesões de Clébio, ainda na terceira rodada, mais a suspensão de Iago Motta e a saída de Sena, deixaram o grupo xavante limitado a dois zagueiros: Vitor Becker e Felipe Camargo. Yuri iniciou a carreira na posição e poderia atuar improvisado caso haja necessidade.
Opções no meio-campo
O meio-campo será o setor mais difícil de projetar para domingo. Titular absoluto, Bryan Gabriel teve o contrato de empréstimo encerrado e retornou ao Primavera (MT). Matheus Obina é o único nome certo da equipe. Lucas Lucena poderia ser o segundo volante, mas sofreu uma lesão e não atua desde a quarta rodada. Thiago Góes foi o meia contra o São Luiz. Kauê Muniz também recebeu chance como camisa 10.
Para atuar com dois marcadores, Cris terá que recorrer aos jogadores da base que treinam com o profissional ou precisará improvisar.
Espaço para a base
Com as saídas de Alexiel e Alison Mira, Cris provavelmente escalará pelo menos um atleta do sub-20 para formar o ataque ao lado de Luiz Henrique e Daniel.
Guilherme Pescoço recebeu a primeira chance no último jogo e possivelmente receba uma oportunidade como titular pela necessidade. Totonho também surge como outra opção. O jogador de 19 anos atuou no time principal apenas contra o Avenida, na partida que marcou o rebaixamento no Campeonato Gaúcho. Depois disputou o Estadual Sub-20 pelo Xavante.
Série D
Grupo A8
12ª rodada
Domingo (13)
15h | Guarany x São Luiz
Azuriz x Joinville
18h | São José x Brasil
Segunda-feira (14)
20h | Marcílio Dias x Barra