A uma semana da 31ª Fenadoce, os preparativos estão em ritmo acelerado no Centro de Eventos de Pelotas. Com a expectativa de receber mais de 311 mil pessoas entre os dias 16 de julho e 3 agosto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), entidade organizadora, antecipa que a edição terá grande novidade para o público infantil. Com o tema “Doces Aventuras”, entre as atrações estará uma formiga gigante, de dois metros de altura, em lego, que será montada e pintada durante o evento, que institucionalmente agora faz parte da Capital Nacional do Doce.
O conselheiro Gestor da CDL, Daniel Centeno, revela ainda que será recriado o Encontro das Etnias e 400 atrações culturais. “A edição marca uma mudança no perfil do evento, com foco em consolidar a feira como o Grande Parque do Doce”, garante. A proposta foi inspirada no aumento significativo de público infantil registrado no ano passado, especialmente por conta da realização da feira durante o período de férias escolares. “A gente percebeu uma mudança no público circulante. Era comum ver avós, pais e crianças circulando durante a semana”, comentou Centeno.
Entre as atrações pensadas para as crianças, estão a instalação de um Planetário, uma Parque Infantil e o espaço para os Centro de Tradições Gaúchas (CTGs), além do lançamento de novos personagens temáticos. “A montagem dos estandes já mobiliza equipes em diversos setores e a expectativa é de que, com a colaboração do clima, tudo esteja pronto dentro do cronograma.” Para o conselheiro, é gratificante ver a feira ganhando forma, principalmente para quem trabalha na organização o ano inteiro. “Eu me emociono quando tudo começa a funcionar”, destaca.
Feira movimentada desde a preparação
A adesão dos expositores também surpreende a organização do evento. “Praticamente todos os espaços foram comercializados em menos de 20 dias após a abertura das inscrições”, frisa Centeno. A prioridade foi dada a associados da CDL Pelotas que fazem montagem diferenciada, seguida por expositores de fora com estrutura especial. Destaque para a grande procura de expositores locais. “Tem muita gente de Pelotas e da região. Isso é resultado de um trabalho conjunto com entidades, como o Sinduscon”, explica. A feira também contará novamente com a Feira da Agricultura Familiar, considerada um dos pontos altos do evento. “É um espaço muito visitado e valorizado pelo público, com produtos coloniais e de qualidade”, destaca.
Expectativa de público e estrutura
A organização projeta superar os 311 mil visitantes registrados no ano passado, quando o evento foi afetado por enchentes e pela ausência de excursões escolares. “Este ano, com as férias escolares e o clima mais seco e frio, a expectativa é de um público ainda maior”, afirma. A principal atração da festa, o doce, a meta é manter ou superar os números de 2024, quando foram comercializados cerca de 1,8 milhão de docinhos. Além das tradicionais doceiras, a feira reúne segmentos diversos como construção civil, vestuário, utensílios e produtos regionais.
Segurança e infraestrutura
A segurança está sendo coordenada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Secretaria de Segurança do município. Uma equipe da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) trabalha para melhorar as condições de trafegabilidade de três vias de acesso ao Centro de Eventos Fenadoce pela avenida Pinheiro Machado, avenida Herbert Hadler e rua Carlos Gotuzzo Giacoboni.
O Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do Centro de Eventos está atualizado e em conformidade com todas as exigências dos bombeiros. “Trabalhamos com antecedência para garantir que tudo esteja regularizado antes da abertura”, reforça Centeno.