Os dois deputados federais da região, Alexandre Lindenmeyer (PT) e Daniel Trzeciak (PSDB), concederam suas primeiras entrevistas à rádio Pelotense nesta segunda-feira (7), no programa Debate Regional.
Lindenmeyer, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira, comemorou a retomada do setor em Rio Grande e destacou a importância do polo naval para a economia. “Nós chegamos a 82 mil empregos diretos entre 2014 e 2015, e o que se visa hoje é uma retomada desse setor”, disse.
“O Rio Grande do Sul, que é a segunda maior base da indústria metalmecânica do país, muito produziu para o setor naval, então a gente vê como uma grande oportunidade”, afirmou.
“O que a gente precisa é ter longevidade, ter garantia para não ser um voo de galinha. Temos que ter segurança”, considerou o petista.
Trzeciak concedeu a entrevista após anunciar a destinação de R$ 12,9 milhões em emendas para Pelotas somente em 2025, dos quais R$ 7,7 milhões para a saúde. Porém, ele criticou o formato das emendas.
“Não gostaria que fosse assim. Esta é uma verdade, até um desabafo. O certo seria que o ministério da Saúde atualizasse a tabela SUS, achasse uma outra maneira para remunerar corretamente os hospitais filantrópicos”, afirmou.
“O certo seria que esse recurso ficasse no plano do Executivo. Foi o governo federal que se elegeu criando políticas públicas ou prometendo que iria resolver problemas”, ponderou. “Tenho certeza que esse regramento não é o melhor para o Brasil, mas não posso dizer ‘não vou usar os recursos, deixa aí’, vou ajudar sim os hospitais, a minha cidade e a região”, disse.

Deputados Alexandre Lindenmeyer e Daniel Trzeciak (fotos: Jô Folha)
O primeiro Debate Regional também teve comentário de Elisa Gioielli e entrevista com o reitor da UCPel José Carlos Bachettini Júnior. Assista a íntegra no YouTube @AHoradoSul.