Há 50 anos
A Semana de Aniversário de Pelotas contou com uma programação intensa, com dezenas de eventos, a maioria gratuitos, em diferentes pontos da cidade. No dia 5 de julho de 1975, foi realizado o 3º Concurso de Pesca e Lançamento e a retreta da banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, na praça Coronel Pedro Osório.
Uma missa de ação de graças na Catedral São Francisco de Paula aconteceu no dia 6, véspera do aniversário. O ato ocorreu pela manhã e foi seguido de uma procissão em homenagem ao padroeiro da cidade.
A praça voltou a receber uma apresentação musical no dia 7, data em que o município completou 163 anos. Naquele dia foi a banda do 9º Batalhão de Infantaria. A solenidade de encerramento da 5ª Semana de Pelotas ocorreu com a apresentação do Grupo de Ballet da escola da professora Dicléa Ferreira de Souza, à noite do Theatro Sete de Abril.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 100 anos
Intendência começa calçamento em trecho da rua Manduca Rodrigues
No início de julho de 1925, foi iniciado o calçamento da Manduca Rodrigues. O trecho que seria pavimentado ficava entre as ruas Três de Maio e Independência (atual rua Uruguai).
O projeto da intendência visava o revestimento da parte central da rua, com largura de seis metros. O plano ainda previu a cobertura com piche vindo da Usina de Gaz. As faixas junto às sarjetas seriam calçadas com pedras regulares.
Na história
A história da rua Manduca Rodrigues começa no primeiro loteamento urbano de Pelotas, dentro dos terrenos do capitão-mor Antônio dos Anjos. Na primeira planta, de 20 de maio de 1815, ficou nomeada como rua das Lavadeiras. Em função das águas límpidas do arroio Santa Bárbara, era o local preferido para esse trabalho.
A via tinha três quadras, da atual avenida Bento até a Major Cícero. Posteriormente, o movimento dos moradores fabricantes de artefatos de ouro e prata, passou a se chamar de forma popular como rua Francisco Ourives.
O nome Francisco Ourives foi substituído pelo herói pelotense da Guerra do Paraguai, em 10 de fevereiro de 1869. Porém, o nome do coronel de comissão Manuel Rodrigues de Oliveira, morto em 29 de outubro de 1867, foi também substituído.
Anos depois, a cidade cresceu, as ruas se multiplicaram e os vereadores acharam melhor dividir a Manduca Rodrigues em três. Passou a se chamar Professor Araújo, avenida Saldanha da Gama e, no extremo sul, Manduca Rodrigues.
Fonte: Os passeios da cidade antiga (Armazém Literário, 2000), de Mario O. Magalhães; Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 95 anos
Coroada no Caixeiral a rainha dos comerciários
Foi coroada no Clube Caixeiral a soberana dos empregados no comércio, Gilda Barboza Camps. A jovem, filha do comerciante Miguel Camps, substituiu Moema Pereira Duarte.
A corte da nova rainha foi formada pelas jovens Gilda Azevedo, Yolanda Rosa, Suely Chappon, Vera Nogueira, Edy Tavares, Luzia Souza Soares, Gilza Duarte, Noemi Rezende, Jenny Xavier, Irene Ferreira, Ruth Teixeira, Aileda Petrucci, Elda Fabião e Maria de Lourdes Romeu. Os pajens eram os meninos: Antonio Carlos Röhnelt e José Luiz Röhnelt.
Fonte: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense