Programação do aniversário de Pelotas começa no fim de semana

Comemoração

Programação do aniversário de Pelotas começa no fim de semana

Mais de 35 eventos serão realizados até 13 de julho em alusão aos 213 anos do município

Por

Programação do aniversário de Pelotas começa no fim de semana
Cidade busca reforçar laços culturais nesta data. (Foto: Jô Folha)

As comemorações dos 213 anos de Pelotas iniciam neste final de semana com uma extensa agenda cultural e artística que promete movimentar o município. Até 13 de julho serão realizados mais de 35 eventos, passando desde o Centro Histórico até os bairros pelotenses.

De acordo com o prefeito Fernando Marroni (PT), a programação foi pensada por diversas pessoas para que atenda todos os públicos. “Todas as secretarias participaram da construção desta programação, que teve a preocupação de descentralizar os eventos para levar atividades culturais a diversos bairros e até à zona rural, porque queremos que todos tenham a oportunidade de celebrar o aniversário da nossa cidade”, destaca.

Final de semana

O sábado (5) começa às 10h com o Painel Princesa Preta do Sul, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central), que homenageia 12 mulheres negras relevantes para o município. Logo após, às 11h, o Cortejo “Pelotas em Movimento” tomará o Calçadão da Andrade Neves, com a presença da banda do Colégio Gonzaga e de artistas locais.

Logo após, às 11h, o cortejo Pelotas em Movimento tomará o Calçadão da Andrade Neves, com a presença da Banda do Colégio Gonzaga e artistas locais. A partir das 14h, acontecem simultaneamente o Festival Pelotas em Dança, no auditório do Colégio Gonzaga e a exposição Mulheres: Memória, Corpo e Voz, no Bloco do Mapa.

Às 15h, o espetáculo “Bandele”, da Trupi di Trapu, será encenado na Praça CEU das Artes, no bairro Dunas. E às 17h, o público poderá conferir o show “O Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande”, também no Largo Edmar Fetter, com 15 atrações da música regional gaúcha como Luiz Marenco, Gaúcho da Fronteira, Neto Fagundes, Shana Müller, entre outros. A organização disponibilizará mil cadeiras, mas recomenda que o público leve a sua de casa.

Fechando o sábado, às 20h, a Trupi di Trapu volta ao palco com o espetáculo “Carolina”, também na Praça CEU das Artes, uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus e sua luta contra a fome, o racismo e a desigualdade social.

O domingo (6) inicia às 10h com o evento “Música no Pátio da Secult”, na Casa Dois da Praça Coronel Pedro Osório, com apresentações do grupo Sovaco de Cobra – às 11h – e do Clube do Choro – às 12h15min.

À tarde, a cidade recebe o tradicional Festival de Bandas e Fanfarras, na Avenida Bento Gonçalves, a partir das 14h. No mesmo horário, o Largo Andreia Fetter Zambrano (ao lado do Theatro Guarany) será palco do projeto Arte Por Toda Parte, com o espetáculo “O Lancerinho Negro” e apresentações de artistas locais.

Além disso, o Desfile do Trio Solidário, com blocos de rua e cordões carnavalescos, partirá da Praça Aratiba, Balneário dos Prazeres, às 13h, e percorrerá diversos bairros. Para encerrar o final de semana, o Theatro Guarany recebe às 20h o show “Um é bom, dois é show”, com as bandas Papas da Língua e Nenhum de Nós.

Semana de aniversário

A programação da Semana de Aniversário de Pelotas segue até 13 de julho. Na segunda-feira (7), aniversário da cidade, um dos destaques é o espetáculo “Lendas do Sul – Tholl conta Simões”, às 17h, na Esplanada Berê Fuhro Souto, em homenagem aos 150 anos do escritor João Simões Lopes Neto. Durante a semana, exposições, projeções urbanas, apresentações musicais e intervenções artísticas também tomam conta de espaços típicos do município.

Acompanhe
nossas
redes sociais