As comemorações dos 213 anos de Pelotas iniciam neste final de semana com uma extensa agenda cultural e artística que promete movimentar o município. Até 13 de julho serão realizados mais de 35 eventos, passando desde o Centro Histórico até os bairros pelotenses.
De acordo com o prefeito Fernando Marroni (PT), a programação foi pensada por diversas pessoas para que atenda todos os públicos. “Todas as secretarias participaram da construção desta programação, que teve a preocupação de descentralizar os eventos para levar atividades culturais a diversos bairros e até à zona rural, porque queremos que todos tenham a oportunidade de celebrar o aniversário da nossa cidade”, destaca.
Final de semana
O sábado (5) começa às 10h com o Painel Princesa Preta do Sul, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central), que homenageia 12 mulheres negras relevantes para o município. Logo após, às 11h, o Cortejo “Pelotas em Movimento” tomará o Calçadão da Andrade Neves, com a presença da banda do Colégio Gonzaga e de artistas locais.
Logo após, às 11h, o cortejo Pelotas em Movimento tomará o Calçadão da Andrade Neves, com a presença da Banda do Colégio Gonzaga e artistas locais. A partir das 14h, acontecem simultaneamente o Festival Pelotas em Dança, no auditório do Colégio Gonzaga e a exposição Mulheres: Memória, Corpo e Voz, no Bloco do Mapa.
Às 15h, o espetáculo “Bandele”, da Trupi di Trapu, será encenado na Praça CEU das Artes, no bairro Dunas. E às 17h, o público poderá conferir o show “O Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande”, também no Largo Edmar Fetter, com 15 atrações da música regional gaúcha como Luiz Marenco, Gaúcho da Fronteira, Neto Fagundes, Shana Müller, entre outros. A organização disponibilizará mil cadeiras, mas recomenda que o público leve a sua de casa.
Fechando o sábado, às 20h, a Trupi di Trapu volta ao palco com o espetáculo “Carolina”, também na Praça CEU das Artes, uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus e sua luta contra a fome, o racismo e a desigualdade social.
O domingo (6) inicia às 10h com o evento “Música no Pátio da Secult”, na Casa Dois da Praça Coronel Pedro Osório, com apresentações do grupo Sovaco de Cobra – às 11h – e do Clube do Choro – às 12h15min.
À tarde, a cidade recebe o tradicional Festival de Bandas e Fanfarras, na Avenida Bento Gonçalves, a partir das 14h. No mesmo horário, o Largo Andreia Fetter Zambrano (ao lado do Theatro Guarany) será palco do projeto Arte Por Toda Parte, com o espetáculo “O Lancerinho Negro” e apresentações de artistas locais.
Além disso, o Desfile do Trio Solidário, com blocos de rua e cordões carnavalescos, partirá da Praça Aratiba, Balneário dos Prazeres, às 13h, e percorrerá diversos bairros. Para encerrar o final de semana, o Theatro Guarany recebe às 20h o show “Um é bom, dois é show”, com as bandas Papas da Língua e Nenhum de Nós.
Semana de aniversário
A programação da Semana de Aniversário de Pelotas segue até 13 de julho. Na segunda-feira (7), aniversário da cidade, um dos destaques é o espetáculo “Lendas do Sul – Tholl conta Simões”, às 17h, na Esplanada Berê Fuhro Souto, em homenagem aos 150 anos do escritor João Simões Lopes Neto. Durante a semana, exposições, projeções urbanas, apresentações musicais e intervenções artísticas também tomam conta de espaços típicos do município.