A ausência do suspenso Vitor Becker neste domingo (6), contra o São Luiz, pode ocasionar uma nova alteração tática no Brasil. Além dos outros zagueiros que vêm sendo titulares (Iago Motta e Felipe Camargo), o único atleta da posição disponível no elenco é Everton Sena, que não atua mais de 45 minutos desde 26 de abril. Substituir um defensor por um meio-campista ou um atacante significaria, para o técnico Emerson Cris, mudar a plataforma usada há três jogos.
O Xavante passou a atuar com três zagueiros, em linha defensiva de cinco atletas, na vitória por 1 a 0 sobre o Joinville, em 8 de junho. Seis dias depois, o desenho foi mantido na visita ao Marcílio Dias. O Rubro-Negro saiu perdendo e buscou a virada. Entretanto, os dois gols em Itajaí saíram após as trocas da comissão técnica, reposicionando a equipe em um 4-1-4-1 com Luiz Henrique na vaga de Iago Motta.
Alternativas
Apesar do problema que é a impossibilidade de contar com Vitor Becker, Cris tem ganhado opções. Depois da derrota para o Guarany, o treinador exaltou retornos como o do próprio Luiz Henrique, além do de Everton Sena e o do volante João Torres. Os três passaram um período lesionados e voltaram aos poucos, com diferentes minutagens.
LH atuou pouco mais de meia hora contra o Marcílio e o time de Bagé depois de um mês fora devido a lesão na coxa. Sena se machucou diante do São Luiz, em 10 de maio, e voltou 29 dias depois para os acréscimos da vitória sobre o JEC. Também foi utilizado na reta final do triunfo frente ao Marcílio e não entrou em campo no revés para o Guarany.
João Torres, por sua vez, retornou para os minutos decisivos do jogo na Rainha da Fronteira após quase dois meses afastado. Portanto, Emerson Cris pode manter a configuração tática escalando Sena desde o início; fortalecer o meio optando por Torres como titular; ou acrescentar poder de finalização colocando Luiz Henrique entre os 11.
Semana de treinos
Para testar e escolher uma alternativa, a comissão técnica do Brasil trabalha na Arena Marini, onde ocorrem os treinos desde terça-feira – demanda muito cobrada pelo treinador em entrevistas. Mais uma atividade está marcada para esta sexta no local às margens da BR-392.
Série D
Grupo A8
11ª rodada
Sábado (5)
16h | Barra x Azuriz
18h | São José x Guarany
Domingo (6)
15h | Brasil x São Luiz
16h | Joinville x Marcílio Dias