Documentário sobre projeto cultural estreia no Cineflix

Música

Documentário sobre projeto cultural estreia no Cineflix

Filme que foi produzido a partir de 2023 apresenta os encontros formativos na Escola Estadual do Areal e na Casa da Música

Por

Atualizado sexta-feira,
04 de Julho de 2025 às 14:15

Documentário sobre projeto cultural estreia no Cineflix
Doidivanas se apresentou com os instrumentistas no Theatro Guarany. (Foto: Divulgação)

Quando uma banda com quase 30 anos de estrada se junta a dois grupos de jovens instrumentistas para fazer música, o resultado só poderia ir além do esperado. “A gente entrou achando que seria um projeto musical e depois entendemos que foi muito mais que isso, foi um projeto social, de fato”, comenta o músico e publicitário Daniel “Cuca” Moreira, um dos integrantes da Doidivanas.

Um dos produtos dessa proposta formativa que aconteceu na Escola Estadual do Areal e na Casa da Música é um documentário, que terá estreia neste sábado (5). A exibição ocorre neste sábado, às 10h, de forma gratuita, no Cineflix do Shopping Pelotas, parceiro da iniciativa. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente neste link.

Doidivanas & Orquestra Estudantil de Pelotas tem imagens e edição e entrevistas das universitárias Maria Luiza Kletz e Maria Eduarda Santos e direção de “Cuca” Moreira. O documentário apresenta um pouco dos mais de dez encontros entre a banda e os alunos/instrumentistas das Orquestras Estudantil do Areal, que completou dez anos em 2024, e a Orquestra Estudantil Municipal, coordenadas pela maestrina Liz Márcia Ferreira.

Além de mostrar os ensaios com a banda, o filme com 42 minutos traz também depoimentos dos jovens músicos e da própria Liz Márcia sobre quais os desafios que as orquestras enfrentam para seguir evoluindo na formação musical desses alunos. “Achamos legal ter essa voz também de duas aprendizes. Elas também estão aprendendo. Eu fui o diretor, porque estou acostumado a trabalhar com áudio e vídeo, mas foram elas que gravaram, fizeram o texto, editaram”, conta o diretor.

Moreira salienta a importância das orquestras para essas crianças. “Eles se interessam por tudo, são muito atinados, muito curiosos, nós aprendemos mais que eles”, fala o músico.

Gravação em conjunto

As oficinas e os ensaios começaram no final de 2023 com o objetivo de que os estudantes escolhessem duas canções da Doidivanas para uma gravação em conjunto. Eles elegeram as composições 300 noites e Além dos quintais do rancho, que receberam arranjos orquestrais. O material está em fase de mixagem e será lançado em breve.

A banda ainda participou do espetáculo de aniversário da Orquestra do Areal, em 13 de novembro do ano passado, no Theatro Guarany, tocando cinco composições, quatro delas com os instrumentistas. Depois da sessão de cinema deste sábado, o documentário será disponibilizado pelo YouTube no canal Doidivanas Rock.

Projeto educativo

“Mais do que artístico, é um projeto educativo. É a primeira vez que a gurizada entra no estúdio e participa de um projeto com essa envergadura”, fala o baterista Rodrigo D’Mart. Além dos estudantes e do quinteto, as atividades envolveram artistas, como o arranjador João Marcos Negrinho Martins. A coordenação é de Lys Marcia, junto da banda Doidivanas. A produção cultural é de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, com financiamento do Procultura de Pelotas.

Acompanhe
nossas
redes sociais