A prefeitura de São Lourenço do Sul, em parceria com o Sebrae e uma consultoria especializada em gestão, está elaborando um plano para fortalecer setores estratégicos na promoção do desenvolvimento econômico e social da cidade. Denominado São Lourenço 2030, o projeto visa a retomada econômica e a superação dos impactos deixados pela enchente de 2024.
O município foi dividido em sete áreas de avaliação: educação; saúde e bem-estar; governança, eficiência fiscal e transparência; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; sustentabilidade; infraestrutura; e mobilidade urbana. A partir do diagnóstico desenvolvido pela consultoria, a prefeitura tem uma série de indicadores dentro de cada uma das áreas em que são necessárias políticas públicas de melhorias.
“Nós estamos com uma nota de município em desenvolvimento, então essas notas nos indicam aquilo que a gente tem que aprimorar”, diz o prefeito Zelmute Marten (PT). O objetivo é que cada secretaria desenvolva, a partir do estudo, estratégias para o aprimoramento dos indicadores correspondentes às suas áreas de atuação. “Para transformar São Lourenço numa cidade excelente, que tem bons indicadores de qualidade de vida, de índice de desenvolvimento humano, de renda, de desenvolvimento econômico”, diz.
Com a participação do projeto Cidades Empreendedoras do Sebrae, segundo o prefeito, o município buscará o crescimento econômico a partir do incentivo aos negócios locais. Uma das primeiras estratégias será reunir todas as compras recorrentes da prefeitura e apresentar aos empreendedores para que eles possam ofertar os serviços. “Para apresentar para os empreendedores locais, até para eles se planejarem, se prepararem e poderem fornecer o município”.