Quatro filmes da Zona Sul foram selecionados para o 8º Panorama Estadual do Rio Grande do Sul, por meio de edital do Mostra Sesc de Cinema. As produções, somadas à outras nove de outras regiões, foram escolhidas entre 127 inscritos por uma curadoria formada por técnicos do Sesc-RS e convidados, que levaram em conta critérios narrativos, estéticos e de representatividade, com atenção a temas sociais e à diversidade de gênero, raça, cor, linguagem e território. A exibição das obras será realizada em outubro e novembro, em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
As obras oriundas de cidades como Porto Alegre, Pelotas, Canoas, Capão do Leão, Três Passos e Rio Grande representam a produção audiovisual do Estado. No programa da mostra estão: Ana Cecília, A sinaleira amarela, Cardo, Cassino, Cine Globo: uma vida de cinema, Desvio de cena, Jeguatá Xirê, Mães Atípicas: Quem cuida de quem cuida?, Memórias de um esclerosado, Não tem mar nessa cidade, Nhemongarai, O casaco e O jogo. Os títulos foram selecionados por Anderson Mueller, coordenador de Audiovisual do Sesc/RS, pelas jornalistas e críticas de cinema Adriana Androvandi e Caroline Zatt e por Vitória Titton e Daniel Barcellos, agentes de Programas Sociais do Sesc/RS.
Vitrine da diversidade
O curta rio-grandino O casaco foi apontado como destaque da seleção estadual. O longa Memórias de um esclerosado foi escolhido para representar o Estado na Mostra Panorama Brasil, etapa nacional do projeto que acontece em setembro, no Espírito Santo. O curta Ana Cecília, por sua vez, foi selecionado pela curadoria nacional para integrar o catálogo do Panorama Infanto-Juvenil. As três obras receberão como premiação o licenciamento por um ano, passando a integrar o acervo do Sesc com possibilidade de exibição em unidades de todo o país.
“A Mostra Sesc de Cinema reafirma nosso compromisso com a valorização da produção audiovisual brasileira e, especialmente, com os realizadores que atuam fora do circuito comercial. A seleção gaúcha deste ano reflete a potência criativa do Estado, com filmes que abordam temas contemporâneos e urgentes, apostando em múltiplas linguagens e representações. É uma vitrine da diversidade de olhares que compõem o cinema feito no Rio Grande do Sul hoje”, comenta a gerente de Cultura do Sesc-RS, Luciana Stello.
Além das exibições, a programação contará com ações formativas como cursos, oficinas e workshops voltados à linguagem cinematográfica e seus desdobramentos técnicos e criativos. A Mostra também premia os vencedores com licenciamento em um valor total de até R$ 255 mil.
Destaque para Rio Grande
Dirigido por Alison Affonso, O casaco, representando a cidade de Rio Grande, recebeu destaque pelo grupo de seleção. O curta de animação aborda de forma sensível temas como pertencimento, família e ancestralidade no universo de uma família negra.
O filme integra um projeto de adaptações audiovisuais da série de histórias em quadrinhos Black Flower, de Alisson Affonso, que é ilustrador e cartunista. As HQs são protagonizadas por meninas negras em uma sociedade hostil. A proposta de filmes curtos foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022), em Rio Grande. “São curta metragens de dois minutos de duração… porém um trabalho árduo de equipe, envolvendo artistas, compositores e dubladores da cidade do Rio Grande”, fala Affonso.
A animação é de Alexsander Oliveira, Luciano Lima e Volni Ney. A obra ainda tem trilha sonora de Dionísio Souza, a narração é da cantora Paola Kirst e edição de Everton Cosme.
Bacharel em Artes Visuais, o artista rio-grandino, Alisson Affonso, já foi premiado diversas vezes por seu trabalho, além de ter trabalhado ao lado de grandes expoentes como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza. Em 2023 foi patrono da 49ª Feira do Livro da Furg.
Filmes da Zona Sul selecionados
Mães Atípicas: Quem cuida de quem cuida?
Duração: 61 minutos
Ano: 2024
Cidade: Capão do Leão
Direção: Suélen Cunha
Não tem mar nessa cidade
Duração: 22 minutos
Ano: 2024
Cidade: Pelotas
Direção: Manu Zilveti
O Casaco
Duração: 03 minutos
Ano: 2025
Cidade: Rio Grande
Direção: Alisson Affonso
O Jogo
Duração: 14 minutos
Ano: 2025
Cidade: Pelotas
Direção: Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila