Nível da Lagoa dos Patos deve atingir pico de elevação na quinta-feira

Atenção

Nível da Lagoa dos Patos deve atingir pico de elevação na quinta-feira

Previsão é de virada do vento para quadrante sul

Por

Atualizado quarta-feira,
02 de Julho de 2025 às 11:55

Nível da Lagoa dos Patos deve atingir pico de elevação na quinta-feira
DCIM100MEDIADJI_0269.JPG

O pico de elevação do nível da Lagoa dos Patos deve ocorrer nesta quinta-feira (3), segundo o terceiro boletim divulgado pelo Comitê de Eventos Extremos da Furg e o Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex), em função da ação dos ventos sobre a descarga e nível da lagoa. Ontem os níveis estiveram baixos nos municípios na margem leste da Lagoa, como Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande, favorecidos pelo vento de oeste, mas a partir de hoje os níveis assumem uma tendência de aumento até atingirem o pico máximo, previsto para quinta.

Conforme o boletim, para a cidade de São Lourenço do Sul, a previsão indica níveis em elevação ao longo do período, provavelmente associado ao aumento das águas no Guaíba na última semana. Os ventos do Oeste de ontem favoreceram o empilhamento das águas na margem leste da Lagoa dos Patos, promovendo o pico mínimo previsto para o município. Porém à tarde, os ventos de sudoeste (SO) voltaram a atuar e os níveis voltaram a subir e oscilou em torno da cota de inundação de 1,48 metro. Para hoje, os ventos variam no quadrante Sul, cenário em que se favorece o aumento dos níveis em torno de 0,13 metro. O nível máximo do período, ou seja, 27 centímetros acima da cota de inundação, deve ser atingido no início de amanhã, em resposta à contribuição do Guaíba; ao longo do dia é esperada uma diminuição de cerca de 0,10 metro.

Laranjal

Para a cidade de Pelotas, a previsão também indica níveis em elevação ao longo do período. Hoje os ventos oscilam no quadrante sul e se observa um aumento dos níveis em torno de 0,20 m. O nível máximo do período (cerca de 1,95 metro na lagoa, que corresponde mais ou menos a 0,10 metro) será atingido no início de amanhã.

O mesmo cenário é previsto para Rio Grande e São José do Norte. O prefeito Neromar Guimarães esteve reunido com a Coordenação Regional de Proteção e Defesa Civil para alinhar estratégias diante da possibilidade de elevação do nível da Lagoa dos Patos. O encontro teve como objetivo reforçar o monitoramento das áreas de risco, revisar protocolos de atuação e organizar ações preventivas para garantir a segurança da população.

Com essa previsão, o Núcleo de Instrumentação Oceanográfica do Instituto de Oceanografia da Furg (IO), com o apoio da Praticagem da Barra de Rio Grande, continua realizando medições da vazão de água no canal de acesso ao Porto de Rio Grande e constatou fluxos de vazante de 2,8 mil metros cúbicos por segundo (m3/s) no domingo passou para 8.800 m3/s na segunda-feira. “Os dados nos indicam que os fortes ventos de SO que atuaram durante o final de semana reduziram, mas não impediram os fluxos de vazante do estuário em direção à região costeira. Com a diminuição da intensidade dos ventos na segunda, o estuário restabeleceu fortes fluxos de vazante”, explica a professora e coordenadora do Ciex, Elisa Fernandes.

Tecnologia

De acordo com a professora, a tecnologia tem sido fundamental para as análises. Ele conta que o Digital Twin da Lagoa dos Patos é o primeiro gêmeo digital (representação virtual de um objeto, sistema ou processo físico, usado para simular, monitorar e otimizar seu desempenho no mundo real) de um ambiente natural no Brasil.

O conceito implementado no Ciex, permite integrar no ambiente virtual um conjunto de dados meteorológicos, hidrológicos e geodésicos com um conjunto de modelos de previsão meteorológica, hidrológica, hidrodinâmica e de inundação, qualificando as informações geradas e compartilhadas com a Defesa Civil e as forças de segurança da região. “Isso garante a segurança da população, de serviços essenciais e do patrimônio público e privado”, justifica Elisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais