Onda de frio segue atuando na região Sul nesta quarta-feira

Clima

Onda de frio segue atuando na região Sul nesta quarta-feira

Temperaturas máximas devem ser um pouco mais elevadas do que nos últimos dias

Por

Atualizado quarta-feira,
02 de Julho de 2025 às 08:35

Onda de frio segue atuando na região Sul nesta quarta-feira
Em Pelotas a máxima deve chegar aos 12ºC nesta quarta-feira. (Foto: Jô Folha)

A Zona Sul do Estado segue sob alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para onda de frio intenso. Nesta quarta-feira (2), as temperaturas máximas podem subir um pouco mais do que nos últimos dias, mas o frio permanece predominante.

Pelotas amanheceu com 2,5ºC e sensação térmica de -0,5ºC, de acordo com o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa. 

Na terça-feira, os termômetros chegaram a registrar sensações térmicas que variaram entre -3ºC e -7ºC em diferentes pontos da região Sul. Canguçu está entre as menores temperaturas registradas pelo Inmet, com -2,4ºC. Bagé também aparece nesta lista, com -4,9ºC registrados pelo instituto ontem.

A quarta-feira deverá ser de céu parcialmente nublado em toda a região. Em Pelotas a máxima deve chegar aos 12ºC. O leve aumento na temperatura e diminuição no frio intenso também é esperado nas demais cidades da Zona Sul, conforme as previsões do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel.Neste período, quando as águas do Norte do Estado começam a chegar na região Sul, as atenções se voltam para os ventos e a importância no escoamento das águas pela Lagoa dos Patos, em direção ao Oceano.

Segundo o monitoramento da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), às 6h desta quarta-feira, a Lagoa estava 21,8 cm acima da cota de inundação, na medição do linígrafo instalado no CCMar, em Rio Grande. A tendência é de baixa, em relação ao pico registrado durante a madrugada, de 28,9 cm acima da cota de inundação.

De acordo com a Defesa Civil Regional, a Lagoa dos Patos deverá se manter em níveis elevados devido às altas vazões do Guaíba, com maior efeito na margem oeste, por conta dos ventos. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais