Esfera Teatro Laboratório apresenta Noite feliz nesta terça-feira

Entrada gratuita

Esfera Teatro Laboratório apresenta Noite feliz nesta terça-feira

Espetáculo, com texto da pelotense Vera Karam, surge de projetos de pesquisas vinculados ao curso de Teatro da UFPel

Por

Atualizado terça-feira,
01 de Julho de 2025 às 10:17

Esfera Teatro Laboratório apresenta Noite feliz nesta terça-feira
Apresentação começa às 16h30min. (Foto: Divulgação)

Ocorre nesta terça-feira (1º) a estreia do espetáculo Noite feliz, obra de Vera Karam com direção de Yaska Antunes. A apresentação está marcada para as 16h30min, no auditório 2, Centro de Artes, bloco 2, na rua Álvaro Chaves, 65. A realização é da Esfera Teatro Laboratório, com promoção da Unifica/UFPel. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Na trama, uma família de classe média emergente reúne-se na noite de celebração do Natal. O que deveria ser um momento de harmonia e comunhão entre os entes familiares torna-se oportunidade para todo tipo de conflito. No elenco estão: Elenco Cauã Ferreira, Ísis Peres, Jhae Ramos, Igor Notório, Patrick Peres, Maria Cavada, Sofia Arnoni, Vítor Ayres, Yaska Antunes.

Dramaturga pelotense

Escritora pelotense, Vera Karam (1959-2003), foi também atriz, professora de inglês e tradutora brasileira. Entre suas várias obras destacam-se: para o teatro Dona Otília lamenta muito, Maldito coração, me alegra que tu sofras, Ano novo, vida nova, Nesta data querida e O casal ou Por que você não disse que me amava?; contos: Há um incêndio sob a chuva rala, Primeiro de maio, Visita à vovó, Tudo da vida é passageiro, A vida alheia e Vinte e quatro de dezembro. Também traduziu A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói. Publicou vários livros, entre eles: Há um incêndio sob a chuva rala, Dona Otília lamenta muito e Dona Otília e outras histórias.

Investigação

A partir da “investigação baseada na prática”, o projeto Atuar tem o intuito de aprender a atuar, atuando, através da articulação entre duas metodologias: Viewpoints, de Anne Bogart; e Análise ativa, de Stanislavski, com o propósito de produzir uma montagem teatral a partir de uma peça curta no final. É uma ação de pesquisa, vinculada ao projeto unificado da investigadora, intitulado O Sistema de Stanislavski como bússola para o ator e diretor na cena contemporânea.

Por sua vez, o Atuar é um grupo de pesquisa focado na investigação das poéticas teatrais, particularmente no que diz respeito ao trabalho do ator e do diretor. Alinhado com a escola teatral russa do Sistema, dedica-se especialmente ao método da análise ativa e do “étude”, conforme formulação de Stanislavski e Knebel. É cadastrado no CNPq, vinculado à UFPel.

Acompanhe
nossas
redes sociais