O empreendedor e fundador da empresa de logística Melhor Envio, vendida por R$ 83 milhões, criou uma nova startup, a Maker Market. Com um investimento de R$ 1 milhão, o novo negócio é voltado a conectar o e-commerce com os chamados “makers”, fornecedores de produtos através da impressão 3D por demanda. O objetivo é eliminar a necessidade de as lojas manterem estoques e ativar impressoras que estavam ociosas.
Como surgiu a ideia da Maker Market?
Uns anos atrás eu comprei uma impressora 3D, sempre achei legal a ideia dessa tecnologia revolucionária de produzir produtos sem precisar centralizar em uma grande indústria. Usei um pouco e acabou ficando parada, pegando o pó. Isso acontece muito com gente que compra impressora e acha que vai começar a ganhar dinheiro com ela só pelo fato de ter comprado a máquina, mas não é tão simples assim.
Porque além de tu ter capacidade produtiva, tu precisa criar uma marca, escolher os produtos certos, criar uma loja, divulgar para um público. É um trabalho grande por si só. Eu sei disso porque eu vim do e-commerce, é muito trabalho para fazer uma loja de sucesso.
Então o Maker Market é um site que conecta lojistas, donas de lojas virtuais e makers, que são pessoas que fazem impressão 3D e conhecem bem as técnicas para a produção. Através do Maker Market, um lojista pode anunciar na loja virtual dele e vender esses produtos sem precisar ter eles em estoque, porque quando ele faz uma venda, abre um pedido de impressão dentro do site do Maker Market.
E esse pedido de impressão vai para um dos makers cadastrados na plataforma que depois faz a impressão do produto e posta ele numa caixinha com uma etiqueta do Melhor Envio. Esse é o nosso objetivo, criar uma rede nacional de pessoas com impressoras 3D para atender parte da demanda do e-commerce nacional.
Qualquer coisa pode ser fabricada com impressão 3D?
Qualquer coisa feita de plástico dá para se fazer. Além disso, também existem outras impressoras que fazem impressão com metal, é mais para demandas de indústria, demandas mais específicas, mas se você pensa em produtos de plástico ou similares, dá para fazer com impressora 3D tranquilo.
É barato, pode ser feito localmente e existe a possibilidade da customização. Em uma grande indústria os produtos são iguais, tem uma padronização, agora com a impressão 3D a gente consegue fazer uma peça, 10 peças, ou 100 peças com o modelo que o cliente quiser.
A gente pode fazer, por exemplo, engrenagem para trator, peça para motor, peça para a indústria aeronáutica. Tem muito uso técnico mesmo industrial que dá para se atender com impressão 3D.
E o que te motivou a criar uma nova startup após a venda da Melhor Envio?
Sinceramente, eu gosto. Eu estava sentindo falta de ter um time bom, engajado, construindo um produto bom que faz diferença na vida das pessoas. Que nem a gente fez com o Melhor Envio. Seguido tinha relatos de clientes falando que o Melhor Envio mudou a vida da pessoa, que depois disso conseguiu vender mais e conseguiu se sustentar com as vendas online. É uma coisa muito gratificante de se escutar isso.
Pensando só nesse pessoal que tem impressora parada, por exemplo. É uma capacidade produtiva ociosa enorme, que a gente podia estar aproveitando mais para atender a demanda nacional. Em vez de você comprar um produto pela internet e dele vir do outro lado do mundo, ele podia estar sendo impresso aí na tua cidade, no teu bairro. Isso ia ser muito mais eficiente, mais rápido.