Duplicação da BR-116 avança pouco em seis meses

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Duplicação da BR-116 avança pouco em seis meses

Previsão do Dnit é que trecho entre Guaíba e Pelotas esteja 90% concluído até o fim deste ano

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Duplicação da BR-116 avança pouco em seis meses
Equipes atuam em pequenos lotes da duplicação. (Foto: Jô Folha)

Em agosto completam 13 anos das obras de duplicação da BR-116. No trecho entre Guaíba e Pelotas, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit) informa que 85% dos trabalhos estão concluídos, mesmo percentual informado ao A Hora do Sul em dezembro de 2024. A justificativa para o pouco avanço no período estaria na disponibilidade de recursos do orçamento do governo federal para a obra.

Ao todo serão entregues 16,41 quilômetros duplicados entre Guaíba e Pelotas. Hoje o empreendimento conta com 178,5 dos cerca de 211 quilômetros de extensão com duas pistas. A expectativa é que mais quilômetros sejam liberados em dezembro, incluindo a ponte sobre o rio Camaquã, em Cristal. Caso isso ocorra, até o final deste ano as obras na BR-116 estarão 90% concluídas.

R$ 1,5 bilhão investidos

De acordo com o Dnit, até o momento foram empenhados R$ 1,5 bilhão dos cerca de R$ 2 bilhões previstos para a duplicação do trecho entre Guaíba e Pelotas. Os recursos para a obra são provenientes do orçamento do governo federal e repassados, ao longo do ano, conforme a disponibilidade.

O Departamento afirma que a Lei Orçamentária Anual (LOA 2025) para a adequação do trecho rodoviário entre Porto Alegre e Pelotas, pela BR-116, é de cerca de R$ 75 milhões. Até o momento, já foram empenhados R$ 30 milhões nos contratos de obra, supervisão e gestão ambiental.

Estagnação

Os percentuais de conclusão de obra quase não foram alterados de dezembro de 2024 até junho deste ano. Na primeira data, 179,4 quilômetros da BR-116 entre Guaíba e Pelotas estavam duplicados. Atualmente, o percentual varia próximo de 86%, com 180 quilômetros finalizados no trecho.

A expectativa do Dnit é alcançar os 90% até o final de 2025, com mais nove quilômetros duplicados. “O Dnit está empenhado em alcançar esta meta, que tudo indica será possível, e se possível superar, desde que os recursos previstos de fato cheguem na obra. Se dependesse somente da vontade do Dnit entregaríamos 100%, mas infelizmente isso só será possível talvez no próximo ano”, afirma Vladimir Casa, superintendente regional do Dnit em Pelotas.

Trecho estratégico para a região

O projeto de duplicação entre Guaíba e Pelotas deve beneficiar diretamente os municípios da região Sul, para além da implantação da nova pista. Considerando toda a obra, os usuários da rodovia poderão contar também com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes.

Diariamente, transitam cerca de 3,8 mil caminhões de carga e 2,2 mil veículos de passeio na BR-116 entre Guaíba e Pelotas. Com um papel estratégico na logística nacional, a maior rodovia do Brasil é o principal corredor de acesso ao Sul do Rio Grande do Sul e ao Porto de Rio Grande, além de ser uma rota essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial entre o Brasil e os países do Mercosul.

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