O Dia dos Namorados é a segunda data comemorativa que mais movimenta as vendas no comércio de Pelotas, atrás apenas do Natal. Conforme os lojistas, a procura por presentes vem aumentando desde sexta-feira (6), mas o pico das comercializações está previsto para hoje. O Sindilojas projeta um aumento de 4% nas vendas em Pelotas, ante a 2024, com tíquete médio de R$ 270 por compra.
Um dos consumidores que integra as estatísticas do comércio nesta data, é o Frank Goulart. Anualmente ele sai em busca de um presente para amada e neste Dia dos Namorados a celebração será ainda mais especial, porque eles comemoram também a aquisição da casa própria. “Faz 14 anos que estamos juntos, geralmente eu dou um buquê de flores, mas agora eu quis mudar”, diz. A opção dessa vez foi por um kit com o perfume favorito dela. “Olhei o guarda-roupa dela e vi que não tinha mais e vim comprar”.
O caminhoneiro estava entre os vários clientes que lotavam uma tradicional loja de perfumaria do calçadão. Conforme a gerente do estabelecimento, desde a semana passada, a movimentação de clientes tem aumentado gradualmente. No ano passado, o crescimento de vendas alcançou 45%. Isso porque quem deixou de presentear no Dia das Mães, devido às intercorrências da enchente, compensou com um agrado no Dia dos Namorados.
Para este ano, a perspectiva é de um aumento de 15% na comercialização. “A gente tem os kits que vem da indústria, tem os kits montados por nós e sai tudo, a gente fica sem nada mesmo”, diz a gerente da loja, Cleusa Veiga.
Compras em dobro
O presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, destaca que o Dia dos Namorados tem se tornado uma das datas mais importantes para a movimentação do comércio. Com a tradição da troca de presentes entre namorados, a comercialização aumenta em dobro. “É uma característica importante. No Dia das Mães ou Dia dos Pais, dia da criança, é só uma pessoa que é homenageada”, exemplifica.
Segundo apuração do Sindilojas, o gasto médio com cada presente deve ser de cerca de R$ 270. Entre os itens mais procurados estão, itens de perfumaria, vestuário, sapatos, chocolates e eletrônicos.
A variedade de kits e as decorações especiais para a data em frente as vitrines de lojas de chocolates comprova a procura. Em um dos estabelecimentos, a expectativa de aumento significativo nas vendas está voltada para esta véspera e o próprio dia dos namorados. No local, a aposta na montagem de kits com chocolates, pelúcias e canecas se baseia na praticidade que eles oferecem aos consumidores na hora de escolher o presente.
“O pessoal procura mais kits prontos, cesta, canecas, o que está prontinho ali. Porque às vezes o nosso público maior é homem, então eles gostam da coisa mais fácil ali. O que a gente deixa pronto é o que sai”, diz Tatiele Oliveira. Conforme a gerente, em 2024, o dia dos namorados superou em 90% o volume de vendas do dia das mães.